Oscar Niemeyer

Niemeyer condena fechamento de centro cultural que leva seu nome na Espanha

  • Roberto Dias/Folhapress

    Centro Niemeyer em Avilés, Espanha, que deve ser com apenas seis meses de atividades

    Centro Niemeyer em Avilés, Espanha, que deve ser com apenas seis meses de atividades

Rio de Janeiro - O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer escreveu nesta sexta-feira uma carta condenando a ameaça de fechamento de um centro cultural que leva seu nome localizado na cidade de Avilês, na Espanha.

"Tenho esperanças que a decisão sobre seu fechamento ou interrupção provisória de suas atividades seja revertida, prontamente esquecida", disse o centenário arquiteto em carta aberta.

Niemeyer, que em 15 de dezembro completará 104 anos, disse que "lamentaria" o fechamento do centro inaugurado há seis meses nas Astúrias. O arquiteto afirma que realizou o projeto do espaço "com o maior carinho" e manifestou seu apoio ao diretor da fundação gestora do Centro Cultural Niemeyer, Natalio Grueso.

"Confio em que o pior não ocorra e que Natalio e sua equipe sejam mantidos à frente da gestão de uma obra que requer entusiasmo, amor à cultura e criatividade. Todos estes elementos sempre presentes na valente gente da Espanha", afirmou Niemeyer em sua carta.

O governo da comunidade autônoma de Astúrias denunciou irregularidades nas contas da fundação gestora do centro e ameaçou suspender as atividades culturais do local. Niemeyer atribuiu os problemas do centro à "crise do capitalismo global decadente".

"Trata-se, também, da perda de um espaço fantástico para a promoção de eventos culturais de grande dimensão e do diálogo sempre fértil entre os diferentes setores (sem excluir a música e o cinema), integrando as artes contemporâneas e a arquitetura", acrescentou o arquiteto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos