Feirão anima brasileiro e crédito imobiliário cresce 21,4% no semestre

  • Fabio Braga/Folha Imagem

    Movimento no penúltimo dia do Feirão da Casa Própria realizado pela Caixa Econômica Federal no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo (SP) (15/05/10)

    Movimento no penúltimo dia do Feirão da Casa Própria realizado pela Caixa Econômica Federal no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo (SP) (15/05/10)

SÃO PAULO – O financiamento imobiliário com recursos direcionados cresceu 21,4% no Brasil no primeiro semestre deste ano, sendo um dos principais impulsionadores do crédito no país, de acordo com dados divulgados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) nesta quarta-feira (4).

“Ele continua forte e vem liderando o desempenho do crédito direcionado”, disse o economista sênior da Febraban, Jayme Alves.

O crédito imobiliário com recursos direcionados é incentivado pela realização do Feirão da Casa Própria pela CEF (Caixa Econômica Federal). “O primeiro semestre é mais forte porque tem o feirão, que tem relevância para o volume de crédito do ano. Com o evento, os financiamentos imobiliário subiram 50%, fechando o semestre com um volume de R$ 34 bilhões".

Recursos direcionados

De forma geral, o crédito com recursos direcionados cresceu 11,3% no primeiro semestre deste ano, com os repasses do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) registrando aumento de 15,9% e os empréstimos diretos do banco tendo uma evolução de 6,3%.

Enquanto no primeiro semestre deste ano o destaque ficou com o financiamento imobiliário com recursos direcionados, no ano passado, o destaque havia sido a modalidade BNDES direto.

Isso porque, em 2009, o crédito imobiliário cresceu 43,51%, ante 46,5% do BNDES direto. Os repasses do BNDES subiram 22,7%, enquanto o crédito com recursos direcionados subiu 28,5% de forma geral.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos