Na moda, Rio de Janeiro proporciona bons retornos em imóveis

  • Getty Images

    A realização da Olimpíada em 2016 colabora para aumentar a rentabilidade dos imóveis no Rio

    A realização da Olimpíada em 2016 colabora para aumentar a rentabilidade dos imóveis no Rio

SÃO PAULO – Um estudo realizado pelo Secovi-RJ (Sindicato da Habitação) revelou que quem investiu em imóveis residenciais no ano passado na cidade do Rio de Janeiro conseguiu ter um retorno de até 90,24%. Este é o caso de um imóvel de um dormitório no Centro.

O cálculo leva em consideração os ganhos com locação e com a valorização do preço de venda do imóvel no período analisado, de janeiro a dezembro de 2010.

O retorno do investimento em imóvel na cidade ficou acima da poupança (6,22%) e de indicadores financeiros como o IGP-M (11,32%) e também o INCC (7,57%). Apenas o bairro de Bangu teve rentabilidade menor.

Realidade do Brasil
De acordo com o vice-presidente do Secovi-RJ, Leonardo Schneider, a realidade vivida pelo Rio de Janeiro é a mesma do restante do Brasil, pelo menos nos grandes centros urbanos. “Desde 2008, há um movimento forte de pessoas tentando investir e comprar imóveis comerciais e residenciais”.

A crise econômica de 2008 fez com que muitos investidores migrassem do mercado financeiro para modalidades mais conservadoras, como imóveis. Ao mesmo tempo, o Brasil está vivendo um momento de facilidades para compra da casa própria, com aumento do financiamento imobiliário e lançamento de produtos para públicos que antes não tinham acesso a este mercado.

E esta realidade deve continuar no país, com uma demanda pressionando preços e valores de aluguel, mantendo atraente a rentabilidade dos imóveis. “O nível de renda continua alto, a quantidade de investimento estrangeiro está aumentando, a inflação está controlada e o Brasil vai continuar crescendo. Tudo na normalidade, tem espaço para este mercado crescer”, disse Schneider.

O Rio na moda
A rentabilidade dos imóveis no Rio de Janeiro se destaca porque há um apelo pela realização da Olimpíada na cidade, em 2016. A cidade também será uma das sedes para a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Com isso, há investimentos em segurança – sendo um exemplo as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras) - e infraestrutura, o que tende a valorizar os imóveis.

E um fator importante é que o Rio está na moda, de acordo com o vice-presidente do Secovi-RJ. “No Rio de Janeiro, já há dificuldade de encontrar terreno para produção de imóveis e a demanda só aumenta, com estrangeiros vindos para cá. O Rio está na moda”, afirmou. “O próprio brasileiro de fora está descobrindo o Rio e o mercado imobiliário vem sendo puxado por isso”.

Os imóveis com maiores retornos são os comerciais, o que acontece sempre neste mercado, de acordo com Schneider. No Rio de Janeiro, o destaque ficou no ano passado com Copacabana, com uma valorização de 60,82%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos