Financiamento para construção com uso do FGTS amplia acesso ao crédito

São Paulo - As famílias brasileiras poderão realizar o financiamento de materiais de construção, independentemente da renda, utilizando uma linha de crédito com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A criação do Fimac (Financiamento de Material de Construção), proposta de autoria do presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Cláudio Elias Conz, terá uma fase piloto com verba de R$ 300 milhões, que poderá ser aumentada.

“Estamos muito satisfeitos em iniciar o ano já com este benefício, que será muito importante para manter o acesso ao crédito, não só para as famílias menos favorecidas, como também para as demais classes de renda. Também será uma medida importante para que o desempenho do setor de material de construção continue sendo positivo em 2012. As pessoas não podem deixar de acreditar no sonho da casa própria por falta de acesso ao crédito ou por não poderem arcar com juros muito altos”, comemora Conz.

De acordo com o presidente, as atuais modalidades de financiamento,  destinadas à reforma, ampliação e construção, contemplavam apenas as famílias de baixa renda, enquanto as outras faixas de renda estavam carentes de crédito nessa linha. “Além disso, verificamos que a demanda por material de construção vem sendo suprida principalmente por intermédio dos CDCs, com taxas muito elevadas para o propósito de melhoria do imóvel residencial. Ao atender essa população com as menores taxas do mercado, as aplicações de recursos do fundo serão alavancadas com melhor rentabilidade, propiciando às famílias condições mais adequadas de moradia”, completa.

Financiamento
Aprovada por unanimidade, a proposta terá um valor máximo de empréstimo de R$ 20 mil, com juros de 12% ao ano para o consumidor e prazo de amortização de até 120 meses.

UOL Cursos Online

Todos os cursos