Oscar Niemeyer

Niemeyer entrega a Pelé desenho de monumento para museu

  • Felipe Dana/AP

    Pelé durante encontro com arquiteto Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

    Pelé durante encontro com arquiteto Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

RIO (Reuters) - Pelé recebeu nesta quinta-feira das mãos do arquiteto Oscar Niemeyer o desenho de um monumento a ser erguido em frente ao Museu Pelé, em construção em Santos.

O projeto do arquiteto, de 102 anos, mostra uma torre de 20 metros de concreto, vazada no topo pelo contorno de Pelé comemorando um gol com o soco no ar. Uma bola de sete metros de diâmetro ficará na base da estrutura, que também mostra o ex-jogador do Santos com uma bola no pé.

"Que ideia legal, eu estou controlando uma bola, dominando no peito do pé, e ao mesmo tempo tem o Pelé fazendo o gol lá em cima", afirmou o rei do futebol sobre o monumento, que ficará localizado em uma praça em frente ao museu na região portuária de Santos.

Niemeyer falou sobre sua admiração pelo tricampeão mundial com a seleção brasileira. "O Pelé é um ídolo... ninguém jamais vai esquecer o Pelé jogando, ele é uma figura fantástica".

O Museu Pelé, com custo total estimado de 20 milhões de reais, tem previsão de abertura em 2012. O local terá áreas para o acervo pessoal de Pelé, para exposições, além de auditório, espaço para eventos e uma sala reservada para receber Pelé sempre que ele estiver na cidade.

De acordo com os organizadores, mais de três mil peças já foram catalogadas, desde a infância humilde do ex-jogador até sua carreira vitoriosa.

"Vai ser sem dúvida nenhuma um marco, não só para Santos mas para todo o Brasil. Dizem que o brasileiro não é muito preocupado em guardar memórias, mas agora vamos ter muitas coisas aqui para deixar para as novas gerações e vai ser de grande valia cultural para o Brasil", acrescentou Pelé.

(Reportagem da Reuters TV)

UOL Cursos Online

Todos os cursos