Vendas de materiais de construção crescem em outubro

 

São Paulo - As vendas domésticas de materiais de construção cresceram 3,9%% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira (22) a associação que representa o setor no país, Abramat.

Já em relação a setembro, a indústria de materiais vendeu 3,5% menos no mês passado. No ano até outubro, as vendas do setor acumulam alta de 2,4%.

Em outubro, as vendas de materiais básicos subiram 5,2% ano a ano, mas recuaram 2,3% sobre o mês anterior. Enquanto isso, as de itens de acabamento tiveram alta anual de 1,6% e queda mensal de 5,6%.

No início deste mês, a Abramat reduziu, pela terceira vez este ano, a estimativa de crescimento das vendas de materiais no fechado de 2011, para um aumento de 4% ante 2010. A entidade iniciou o ano com previsão de alta de 9% para o faturamento do setor, diminuindo a meta para 7% e, depois, para 5%.

"Estamos otimistas quanto ao último bimestre do ano. Acredito que as expectativas sejam positivas por conta da disponibilidade de crédito, elevado nível de emprego e da desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos materiais de construção", afirmou o presidente da Abramat, Walter Cover, em nota.

De acordo com a entidade, outubro foi o quinto mês a apresentar variação anual positiva, após três meses consecutivos de queda.

No mês passado, o número de empregos na indústria de materiais aumentou 6,2% ante igual período do ano passado.

UOL Cursos Online

Todos os cursos