Arquitetos holandeses se desculpam por projeto que lembra o 11/9

  • AFP

    Projeto de duas torres de apartamentos interligadas, criado pelo escritório holandês MVRDV, se assemelha ao World Trade Center (NY)

    Projeto de duas torres de apartamentos interligadas, criado pelo escritório holandês MVRDV, se assemelha ao World Trade Center (NY)

Seul - Uma empresa holandesa de arquitetura pediu desculpas por um projeto de arranha-céu criado para o centro de Seul, o qual, segundo os críticos, se assemelha às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York. O desenho enfureceu as famílias das vítimas dos ataques de 11 de Setembro.

O projeto para apartamentos de luxo, divulgado na semana passada, tem uma estrutura que sobressai no meio para acomodar piscinas, restaurantes, cafés e uma academia.

Parentes das vítimas dos ataques da Al Qaeda em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos expressaram indignação, segundo informações na mídia norte-americana, acusando o projeto de ser uma campanha publicitária barata.

A empresa MVRDV disse que não tinha a intenção de criar uma imagem que lembrasse os ataques e não percebeu a semelhança durante a criação do desenho.

"Pedimos sinceras desculpas para qualquer um que tenhamos ofendido. Não era nossa intenção", disse a empresa em seu site.

A companhia não indicou se mudaria o projeto.

"Houve uma verdadeira tempestade na mídia e nós recebemos e-mails ameaçadores de pessoas enraivecidas, dizendo que éramos amantes da Al Qaeda e coisas piores", disse a MVRDV em sua página no Facebook.

O dono da obra deve decidir em março sobre os planos finais para o projeto.

* Por Jeremy Laurence

FOTOS DO MEMORIAL AO 11 DE SETEMBRO, EM NY
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos