Adiada decisão sobre tombamento do Cine Belas Artes

  • Rodrigo Capote/Folhapress

    Fachada do Belas Artes, na Rua da Consolação, em São Paulo, fechado desde março de 2011

    Fachada do Belas Artes, na Rua da Consolação, em São Paulo, fechado desde março de 2011

São Paulo - O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo (Conpresp), em reunião realizada hoje, adiou novamente a decisão sobre o tombamento do Cine Belas Artes, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, região central da capital paulista.

Um dos conselheiros pediu vistas do processo. O assunto voltará à pauta só na próxima reunião do conselho, ainda sem data definida. A decisão já havia sido adiada em maio deste ano, quando aconteceu outra reunião, pois o conselho decidiu enviar o processo referente ao tombamento para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano antes de tomar uma decisão.

No parecer emitido pela Procuradoria-Geral do Município, a conclusão é que "não há fundamento constitucional para promover o tombamento do "lugar" dissociado da qualidade arquitetônica do edifício".

As associações de defesa do cinema e do patrimônio entraram com pedido na Prefeitura para que haja mais prazo - pelo menos até outubro - para melhor análise da ação, de mais de 400 páginas.

O processo de tombamento foi aberto em janeiro deste anos e, desde então, estão proibidas intervenções físicas no prédio até a decisão do conselho.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos