SP: financiamentos superam pagamento à vista na compra de imóveis no estado
SÃO PAULO – Em abril, o financiamento imobiliário superou as compras à vista de imóveis usados na maioria das regiões do estado de São Paulo analisadas pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).
De acordo com levantamento divulgado na quinta-feira (1), o destaque ficou com a região que compreende o ABCD, Guarulhos e Osasco, onde 71,66% das vendas de imóveis usados registradas no quarto mês do ano foram feitas por meio de financiamento.
No Interior, 63,5% dos imóveis vendidos em abril também utilizaram essa forma de pagamento. Já na capital paulista, o percentual foi um pouco menor, 50,15%.
Apenas no Litoral as compras à vista foram maioria. Do total de imóveis usados comercializados, 53,37% foi paga à vista e em 46,11% das comercializações foi realizado o financiamento.
Financiamento pela CEF ainda predomina
A pesquisa do Creci-SP ainda aponta que os financiamentos feitos pela CEF (Caixa Econômica Federal) ainda são predominantes. Nesse caso, em abril, a região do ABCD, Guarulhos e Osasco foi destaque novamente, pois as transações feitas pelo banco representaram 60,43% das vendas.
No Interior, os financiamentos feitos pela Caixa chegaram a ser 58,52% do total das comercializações. No Litoral, 44,56% das vendas foram financiadas pelo banco e na capital paulista, apenas 29,11% financiaram o imóvel usado por meio da Caixa.
Outras formas de pagamento
Em abril, ainda segundo o Creci-SP, os paulistas também negociaram a compra do imóvel usado diretamente com o proprietário. Na capital paulista, 0,29% das vendas foram negociadas dessa forma.
Na região do ABCD, Guarulhos e Osasco, 2,67% das vendas foram feitas diretamente com o proprietário. No Interior, esse tipo de negociação alcançou 2,25% das comercializações. Já no Litoral, 0,52% das vendas foram feitas dessa forma.
Apenas o Interior do estado paulista registrou compras feitas por meio de consórcio. Em abril, 1,45% das compras de imóveis usados foram efetuadas por meio dessa modalidade de crédito.
Vendas
No estado de São Paulo, as vendas de imóveis usados cresceram 21,66% em abril, na comparação com março. Esta foi a quarta alta consecutiva.
As 1.530 imobiliárias de 37 cidades que constam na pesquisa comercializaram 1.379 unidades, o que fez o índice de vendas passar de 0,7409 para 0,9013 entre o terceiro e quarto mês deste ano.
As vendas cresceram em três das quatro regiões do Estado em que a pesquisa é dividida, sendo elas a capital (27,13%), o interior (47,67%) e as cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco (2,78%). No litoral, as vendas caíram 15,24%.
Do total de imóveis vendidos, 46,05% foram casas e 53,95% apartamentos.