Preço do imóvel usado chega a ser a metade do valor dos lançamentos em São Paulo
SÃO PAULO – Os preços dos imóveis usados em São Paulo chegam a ser a metade do cobrado pelos imóveis novos. Números divulgados pela Lello Imóveis apontam que a diferença de preços entre casas e apartamentos usados e lançamentos varia entre 20% e 50%.
Além do preço menor, a maior disponibilidade de financiamentos bancários (que hoje respondem por 40% das vendas realizadas) e a facilidade de negociação de desconto no valor final com o proprietário são grandes atrativos para a compra de usados, segundo a empresa.
“Os imóveis e terceiros têm a vantagem de serem disponibilizados praticamente no ato para os compradores, tão logo seja finalizada a transação financeira”, declara a diretora da Lello, Roseli Hernandes. “Não há necessidade de se aguardar dois ou três anos até a entrega da unidade, que ainda terá de ser mobiliada e decorada e, muitas vezes, ainda depende da colocação de pisos e alguns acabamentos”, afirmou.
Ainda como vantagem dos imóveis usados, está a possibilidade de o consumidor visitar fisicamente o imóvel, sabendo exatamente o que vai comprar – diferentemente do que ocorre na compra na planta. O valor do condomínio e IPTU do imóvel usado também podem ser conhecidos antecipadamente.
Vantagens dos novos
Em contrapartida, Roseli aponta algumas vantagens do imóvel em lançamento, que podem compensar o preço mais alto. “O comprador terá um imóvel totalmente sem uso, moderno e com áreas de lazer mais sofisticadas como fitness, varanda gourmet e espaços de convivência”, completou.