Consórcio: número de consorciados cresce 6,6% em maio, revela Abac

SÃO PAULO – Indicadores positivos nos níveis de emprego, renda e confiança do consumidor nos primeiros meses deste ano têm refletido em uma mudança no comportamento dos brasileiros, que começam a querer formar um patrimônio individual e familiar. Nessa direção, cresce também o número de pessoas que buscam consórcios para atingir tal objetivo.

Dados da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), divulgados nesta quarta-feira (14), apontam crescimento de 6,6% no número de consorciados em maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009, passando de 3,64 milhões para 3,88 milhões entre um período e outro. 

O presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, afirma que o sistema de consórcio tem sido escolhido como opção segura e econômica tanto para pessoas físicas como para jurídicas. "O aumento do interesse é comprovado pela elevação do valor médio da cota dos imóveis e dos automóveis em mais de 12% nos últimos 12 meses", destacou Rossi. "Em todos os segmentos, o aumento foi de 26,8%. Um poder aquisitivo maior vem se refletindo na contratação de compromissos de longo prazo, uma das características dos consórcios, cuja decisão se apoia na segurança do emprego e na estabilidade econômica", completou.

Números do setor

Considerando as comercializações de novas cotas, a Abac registrou nos cinco primeiros meses de 2010, 860 mil novos consorciados, contra 751,9 mil no mesmo período do ano passado, uma alta de 14,4%. 

No período também cresceu o número de contemplações: foram 396,4 mil neste ano, contra 385,9 mil realizadas de janeiro a maio do ano passado – um aumento de 2,7%.

Automóveis e imóveis

O aumento das vendas de cotas de consórcios de automóveis e imóveis tem sido a principal influência para o crescimento do volume de negócios. Somente as novas negociações de veículos leves registraram um aumento de 39,4% nos primeiros cinco meses deste ano, ante o mesmo período do ano passado.

Com relação aos imóveis, as novas comercializações somaram 92,5 mil de janeiro a maio - crescimento de 16,2% frente aos 79,6 mil novos contratos nos cinco primeiros meses de 2009.

UOL Cursos Online

Todos os cursos