Venda de moradias novas em SP salta 25% em novembro

As vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo cresceram 25% em novembro na comparação com o mesmo mês em 2009, para 3.270 unidades, informou nesta quarta-feira o sindicato que representa o setor imobiliário na capital paulista, Secovi-SP.

Em relação a outubro, as vendas foram 7,8% maiores e, no período de janeiro a novembro de 2010, a comercialização de imóveis soma 30,9 mil unidades, praticamente estável em relação a um ano antes, quando o número foi de 30,2 mil.

De acordo com o Secovi, o volume de vendas até novembro não foi maior porque as empresas não lançaram no mesmo ritmo novos empreendimentos.

A entidade estima que no fechado do ano passado deve ser atingido volume de vendas aproximado de 36 mil unidades. Em 2009, foram comercializadas 35,8 mil imóveis residenciais.

Já o volume de lançamentos de novembro seguiu sentido oposto das vendas, caindo 22,8% em relação a outubro e recuando 1,6% sobre novembro de 2009, para 3.970 unidades. No acumulado de janeiro a novembro, no entanto, foram lançadas 29,8 mil unidades, crescimento na comparação com as 25 mil de um ano antes.

Para os próximos anos, o Secovi aponta que "o setor terá de investir em melhoria dos processos burocráticos, inovação tecnológica e qualificação de mão de obra a fim de racionalizar o processo atual de incorporação e construção excessivamente demorado", afirmou a entidade em nota.

(Por Vivian Pereira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos