Hotel ou imóvel de temporada? Conheça os prós e contras de cada um

SÃO PAULO – Quem já está organizando a viagem para as férias de julho, ou mesmo pensando nos próximos feriados, além de escolher o destino da família deve pensar bem antes de decidir se fica em um hotel ou aluga um imóvel de temporada.

Isso porque, dependendo do número de pessoas envolvidas, a decisão pode impactar no bolso. De acordo com o presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), José Augusto Viana Neto, para um casal pode ser mais vantajoso ficar em um hotel. Por outro lado, o fato dos hotéis cobrarem por quarto, para uma família mais numerosa, um imóvel de temporada pode ser a melhor solução.

O escritor e editor da Pulp Edições, autor do livro Manual de Viagem, Vicente Frare, concorda e lembra que a pessoa deve levar em consideração o próprio perfil antes de escolher. Para ele, a pessoa deve considerar, entre outras coisas, o espaço e o grau de interação com o destino.

“Quem opta por um imóvel se sente mais parte da cidade, interage mais com o local. Por outro lado, solteiros viajando sozinhos se sentirão mais confortáveis em um hotel”.

Serviços
A questão conforto é outro ponto a ser observado na hora de optar por um hotel ou imóvel de temporada. Muitos imóveis, lembra Frare, já contam com serviços como limpeza e alimentação inclusos.

Contudo, diz ele, imóveis mais simples não contam com este tipo de benefício, sendo que os viajantes devem se responsabilizar pela limpeza, fazer a própria comida, entre outras coisas, o que pode não ser positivo para quem não deseja ter este tipo de preocupação durante o passeio.

Pesquise
Independentemente se o local da hospedagem é um hotel ou um imóvel de temporada, antes de escolher a pessoa deve observar alguns pontos:
 

  • Se a cidade for litorânea, lembra Viana, verifique se o hotel ou o imóvel fica próximo à praia. Caso contrário, observe a distância dos pontos turísticos;
  • Reserve ou procure alugar com antecedência, isso garantirá preços mais competitivos; 
  • Observe o entorno, é barulhento? Fica em local seguro? No caso de imóveis, diz Frare, estas pesquisa devem ser ainda mais criteriosas.


Vai sair do País?
Quando se trata de viagens para o exterior, dizem os especialistas, o cuidado deve ser redobrado. Segundo a conselheira efetiva do Creci-SP, Rosângela Martinelli, antes de alugar um imóvel fora país é necessário checar se a empresa que está fazendo a intermediação é inscrita no órgão responsável daquele local. Nos Estados Unidos, lembra ela, o NAR (National Association of Realtors) é o indicado.

Além disso, diz ela, a pessoa deve observar quais serviços estão inclusos no contrato, quais as suas responsabilidades como locatário e não deixar de contratar um seguro para a propriedade, evitando, assim, dores de cabeça.

Abaixo, alguns sites indicados por Frare para quem pretende alugar um imóvel de temporada fora do país:
 

  • Em Buenos Aires :


http://www.friendlyrentals.com/

http://www.roomargentina.com/

http://4rentargentina.com/
 

  • Em Paris:


http://www.myparisvisit.com/

http://www.parisperfect.com/
 

  • Nos Estados Unidos:


www.craigslist.org

UOL Cursos Online

Todos os cursos