Quem planeja alugar imóvel para viajar no feriado da Páscoa deve se apressar

SÃO PAULO – O feriado da Páscoa de 2011, que acontece entre os dias 21 e 24 de abril, deve aquecer o mercado de locação de imóveis e quem quiser garantir um valor mais em conta para passear com família e amigos deve se apressar.

Com base em sua experiência neste mercado, o presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), José Augusto Viana Neto, disse que normalmente os preços das locações costumam subir 20% próximo ao feriado, neste caso entre os dias 18 e 20 de abril. “A pessoa que alugar agora com certeza vai conseguir preços mais baixos do que se deixar para mais próximo”.

A elevação de preços se dá porque quem alugar agora pode aderir a pacotes especiais feitos pelos proprietários, sem contar que as opções mais em conta costumam ser locadas primeiro. “Quem alugar neste momento vai fazer melhor negócio, além de ter melhor local”, afirmou Viana.

Ano aquecido
E o ano de 2011 ainda tem uma particularidade: ele está mais aquecido para a locação do que os anteriores, por conta de muitas pessoas terem os quatro dias do feriado para viajar, com folga do trabalho, o que não aconteceu nos anteriores.

“Tudo indica ainda que vai estar quente, o tempo não está esfriando, e nessas locações a temperatura influencia”, disse Viana, referindo-se ao litoral. “Todo final de semana tenho verificado que é grande o movimento de pessoas para o litoral na sexta-feira. Tudo indica que o feriado vai ser bom”.

Se, no litoral, a locação de imóveis para a Páscoa está aquecido, no interior não é diferente. A dona de casa Benedita Pereira Alves, 59, aluga nos feriados e finais de semana um sítio em Bragança Paulista. Para o feriado da Páscoa, ela disse que havia procura desde o final do ano passado e que já fechou a locação há dois meses.

“Normalmente é rápido para locar”, afirmou ela, que disse que, quando há demora, eles negociam com o possível inquilino. “Porque é mais vantagem, em vez de ficar os quatro dias fechados, alugar por um preço menor”, completou.

Ela acredita que a locação é rápida até mesmo por conta do valor que oferece, em comparação com os sítios vizinhos ao seu. “Na Páscoa, alugo os quatro dias por R$ 1,5 mil para 20 pessoas. Esse valor há dois ou três anos é o mesmo”, disse ela.

Na Páscoa, de acordo com Viana Neto, o preço da locação chega a ser a metade do Revéillon ou Carnaval, quando a procura é maior pelo recesso escolar e o clima mais quente.

UOL Cursos Online

Todos os cursos