Aluguel: interior pode ser opção para fugir dos preços altos do litoral nesta Páscoa

SÃO PAULO – Quem escolheu passar o próximo feriado no Litoral pode encontrar aluguéis de imóveis com valores maiores que na Semana Santa do ano passado. Além disso, quem não pesquisar pode pagar até três vezes mais, dependo do local e do imóvel. Com esse cenário, as cidades do interior são opção para quem quer fugir de preços altos e, ainda assim, aproveitar o feriado.

De acordo com o presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), José Augusto Viana Neto, nessa época do ano, ainda que em feriado prolongado, o aluguel de imóveis no interior cai até 50%, na comparação com o inverno – período de maior demanda desses locais.

Quando comparados aos praticados nas férias e na Páscoa do ano passado, contudo, os preços não mudam muito, na percepção de Viana. Ainda assim, comparados aos valores dos aluguéis praticados no litoral nessa época do ano, é possível economizar.

Transtornos
Quem não se planejou pode não conseguir encontrar bons imóveis para o próximo feriado na praia. Já no interior, a situação é outra. “Mesmo de última hora, é possível encontrar bons imóveis no interior. Para o litoral, é preciso sempre procurar com antecedência”, afirma Viana.

O presidente do Creci-SP ressalta que as boas oportunidades no interior independem do tipo de imóvel. Quem deixar para a última hora consegue encontrar unidades de médio a alto padrão. “No litoral, quem não se planejou pode não encontrar imóveis bem localizados”, acrescenta.

Apesar das diferenças e das possíveis vantagens do interior, Viana atenta às diferenças com o litoral. Na hora de escolher, é preciso prestar atenção ao perfil. “Quem vai para o interior procura outro ambiente de quem vai para a praia”, afirma.

Com um ritmo mais lento e sem tantos equipamentos de lazer, o interior oferece sossego. E em feriados como a Páscoa, que ainda apresenta temperaturas altas, essas cidades tendem a ficar ainda mais vazias. O público de praia é completamente diferente: procura mais agitação, ainda que enfrente multidões.

Apesar das diferenças, Viana ressalta que os cuidados na hora de fechar uma locação temporária, são os mesmos, tanto para um imóvel de praia como para um imóvel de interior.

Litoral
Para o próximo feriado, o preço das locações de imóveis no litoral paulista pode variar até 280%, dependendo da localização. Sem pesquisa, na melhor das hipóteses, é possível encontrar preço para imóveis em iguais condições com uma diferença de 30,95%, mostra pesquisa do Creci-SP.

UOL Cursos Online

Todos os cursos