Cresce o número de concierges nos condomínios

SÃO PAULO – Nos hotéis, é comum ver a ação dos concierges, profissionais responsáveis por dar assistência aos hóspedes, seja para chamar um táxi, seja para ligar para a farmácia ou até indicar pontos turísticos, por exemplo.

Com o crescimento do número de condomínios, esse profissional passou a ser necessário também nos prédios. De acordo com o levantamento da administradora de condomínios Itambé, o número de concierges contratados até junho de 2011 teve um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

A tendência é que as contratações desse tipo de profissional continuem crescendo no segundo semestre, totalizando 40% até o final de 2011. Os salários também apresentaram acréscimo de 18%.

Do hotel para o condomínio
Segundo a gerente de implantação da operadora de condomínios Mondexflex, empresa do Grupo Itambé, Isabella Abalos, nos edifícios, a profissão é focada na relação com os condôminos, em alguns casos, substituindo o zelador, em outros, além do gerente do condomínio, também há espaço para o trabalho dos concierges.

Entre as principais funções, estão desde fazer o controle dos contratos de prestação de serviço, oferecer serviços que atendam aos moradores dentro do próprio condomínio até providenciar profissionais para manutenção. “Eles trazem todo o glamour e a comodidade da função para dentro da vida do condomínio”, explica Isabella.

Uma das exigências para os concierges é que eles devem conhecer o entorno do condomínio, desde padarias, farmácias até mesmo locais para lazer e cultura.

De um modo geral, são profissionais formados em hotelaria ou turismo, que ganham salários de R$ 1.500 a R$ 2 mil e têm se tornado tendência nos condomínios. “É uma tendência, existem em shoppings, hospitais. É o profissional que abre as portas”, finaliza a gerente.

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