Minha Casa Minha Vida atinge meta de 1 milhão de moradias contratadas

SÃO PAULO - O programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida conseguiu atingir a meta de um milhão de moradias contratadas até o final de 2010. De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, até hoje, as contratações somaram 1,003 milhão de unidades em todas as faixas de renda. Os investimentos totalizaram R$ 52,98 bilhões.

"Depois de mais de 30 anos sem que o Brasil tivesse uma política nacional de habitação, que trouxesse uma resposta à necessidade de moradia digna para as famílias brasileiras, o Minha Casa, Minha Vida atende plenamente esse objetivo, com uma estreita parceria entre os movimentos sociais, os entes federados e o governo federal", disse a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho. O programa federal, lançado em março de 2009, previa numa primeira etapa a contratação de um milhão de moradias. A meta chegou a ser questionada após técnicos criticarem a lentidão na liberação de recursos. No entanto, em março de 2010, o governo lançou a segunda fase do programa, com a meta de contratação de dois milhões de unidades até 2014, sendo três quintos para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. "Alguns companheiros dos meios de comunicação disseram que a gente não ia conseguir fazer o contrato de um milhão de casas. Possivelmente, algumas pessoas estavam acostumadas com o tipo de governo que ficava sentado com a bunda na cadeira e não se importava de chamar seu companheiro para cobrar o que tinha de cobrar", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso, em Salvador, após divulgar o balanço do Minha Casa Minha Vida.

"Venho aqui para lavar a alma. Fizemos isso para dizer àqueles que duvidavam, que nunca mais ousem duvidar da capacidade de construção de casa dos trabalhadores brasileiros e do governo que está determinado a resolver o problema do déficit habitacional do país. Para aqueles que escreveram que não íamos entregar, que reescrevam e peçam desculpas", afirmou.

Segundo Lula, a presidente eleita, Dilma Rousseff, terá a grande responsabilidade de provar aos "machistas" que as mulheres são "tão capazes ou mais dos que os homens". "Se ela fracassar, os machistas de plantão vão dizer que o lugar de mulher era lavando chão, limpando coco de criança. Só que as mulheres têm tanto ou mais competência do que nós homens", declarou.

(Fernando Taquari | Valor, com Agência Brasil)

UOL Cursos Online

Todos os cursos