Pedidos de hipotecas nos EUA aumentam 5% na semana

SÃO PAULO - As solicitações de empréstimos imobiliários nos Estados Unidos aumentaram em 5% na semana encerrada em 14 de janeiro, com ajuste sazonal. Nos sete dias anteriores houve avanço de 2,2%, informa a Mortgage Bankers Association (MBA), entidade que representa a indústria americana de financiamento imobiliário.

Na base sem ajuste, os pedidos de hipotecas registraram elevação de 6,4% em relação à semana anterior.

O índice de refinanciamento de empréstimos imobiliários existentes aumentou 7,7% na primeira semana de 2011. Na semana encerrada em 7 de janeiro houve avanço de 4,9%.

O indicador de compras de imóveis recuou 1,9% em relação à prévia anterior, quando houve queda de 3,7%, com ajuste sazonal. Sem o ajuste sazonal, o índice de pedidos de compra aumentou 3,1% comparado à semana anterior e foi 16% inferior ao registrado na semana equivalente do ano anterior.

"As taxas de hipotecas têm se movimentado mais para baixo desde o início do ano, conforme dados mistos sobre o mercado de trabalho continuam tornando nebulosas as perspectivas para a economia", disse o vice-presidente de Economia e Pesquisas da MBA, Michael Fratantoni, no comunicado da entidade.

A participação do refinanciamento na atividade de hipotecas foi de 73% nos primeiro sete dias do ano, superando a marca de 72,1% registrada na primeira semana de 2011.

(Daniela Braun | Valor)

UOL Cursos Online

Todos os cursos