Alianças

Ouro, prata ou platina? Saiba escolher o metal ideal para sua aliança

Um dos símbolos mais marcantes do casamento são as alianças. Além de distinguir o momento em que os noivos estão formalmente casados, as alianças acompanham o casal para o resto da vida como símbolo de amor e união. Abaixo, conheça alguns dos metais que podem ser usados para selar a união.

E lembre-se: ao comprar as alianças de casamento, mais do que levar em conta a qualidade do produto, escolha-as com muito carinho e veja qual mais combina com o casal. Afinal, os acessórios não representam apenas o compromisso, como também simbolizam as emoções e os votos de amor e respeito do casal.

  • Thinkstock

    Ouro: esse é o metal mais popular para alianças de casamento. Você pode escolher entre o ouro amarelo, branco ou rosé. O ouro puro tem 24 quilates, mas, por ser muito maleável, é misturado a outros tipos de metais, na hora de confeccionar joias. 

  • Thinkstock

    Platina: é um metal nobre e de alto poder redutor (ou oxidante), o que dificulta a sua oxidação. Joias elaboradas com este material possuem alto valor de mercado e não são todas as joalherias que trabalham com o material. Além disso, duram mais e não sofrem tanto com desgastes advindos do tempo.

  • Thinkstock

    Prata: esse é o metal menos utilizado para a ocasião, pois não é tão nobre. Embora seja mais acessível, a prata é mais sensível à umidade, ao calor e aos diversos produtos que passamos nas mãos, durante o dia a dia. A prata sofre oxidação com facilidade e, por isso, requer maiores cuidados para sua conservação. Mesmo assim, sua durabilidade é curta e o metal acaba escurecendo.

Anel de noivado das famosas ostentam grandes diamantes e pedras preciosas
Anel de noivado das famosas ostentam grandes diamantes e pedras preciosas

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos