Relação de Fael e Fabiana levanta a dúvida: é possível amizade sincera entre homem e mulher?

Heloísa Noronha

Do UOL, em São Paulo

Bonita, sexy, divertida... E casada. Fabiana, do "BBB12", volta e meia é alvo dos suspiros de Fael e Jonas, que  já comentaram que a garota-propaganda é o tipo de mulher com quem se relacionariam fora do programa. Se não fosse o estado civil da moça, certamente alguém teria tentado algo. Além de todos os predicados mencionados, segundo a dupla, Fabiana é carinhosa e saberia como tratar qualquer homem. Dos dois, Fael é o mais próximo da loira e vive trocando elogios e chamegos com ela, o que desperta suspeitas, tanto da parte dos colegas de confinamento quanto dos telespectadores: estaria ele apaixonado?

A enquete da página do "BBB12" no UOL mostra opiniões divididas. A dúvida tomou conta até mesmo de Fabiana, que questionou Fael sobre seus reais sentimentos. Mas ele garantiu que gosta dela somente como amiga. Especulações à parte, o fato é que o relacionamento entre Fael e Fabiana tem gerado muita discussão: afinal, por que a amizade entre um homem e uma mulher costuma suscitar polêmica, desconfiança e até preconceito?

Na opinião da psicoterapeuta Carmen Cerqueira César, a amizade é viável quando os dois estão "bem resolvidos": se têm alguém com quem se sentem realizados ou estão solteiros, mas satisfeitos com essa condição. “Homens e mulheres podem se curtir, se gostar e ter uma relação prazerosa e afetuosa, independentemente do sexo", afirma. Para a mediadora de conflitos Suely Buriasco, os ingredientes necessários para essa equação dar certo são o respeito e a admiração entre ambos. "A cumplicidade propiciada por esse sentimento pode ser muito interessante, principalmente, pela troca de experiência e compreensão das diferentes formas de encarar as mesmas situações. Ter um amigo do sexo oposto pode ser um grande ganho."

  • Reprodução

    Fael elogia vestido de Fabiana (3/3/2012)


Para a psicóloga Ana Paula Mallet Lima, da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), esse tipo de relação é possível de se levar adiante, sim, sem que haja algum interesse amoroso no meio. "Mas desde que exista uma grande diferença de idade entre os dois", opina. Segundo a especialista, quando um é muito mais velho ou muito mais novo do que o outro, o afeto existe sob uma outra configuração, maternal ou paternal (dependendo do sexo da pessoa mais madura). "Caso contrário, o mais comum é que a convivência e troca de confidências acabem despertando o interesse amoroso", diz. No caso dos BBBs, Fael tem 25 e Fabiana, 35.

E se um dos dois se apaixonar?
No entanto, as especialistas são unânimes ao afirmar que a amizade pode se tornar um problema quando um dos dois começa a sentir atração física pelo outro. "Manter esperanças ou expectativas fantasiosas pode levar a um desejo obsessivo, o que provoca grande sofrimento", diz Carmen. "Mesmo que o desejo surja de um só lado, a relação de amizade, que pressupõe imparcialidade, já está comprometida, pois os objetivos são outros. Claro que a parte envolvida vai buscar o que deseja e não se contentará apenas com a amizade. Particularmente, não acredito que uma amizade assim possa ter continuidade”, conta Suely Buriasco.

Isso não quer dizer, no entanto, que é errado buscar o que se deseja. O ideal, para a psicóloga Ana Paula Mallet Lima, é confessar os sentimentos. “Melhor do que sofrer em silêncio é se posicionar. Como tudo na vida, essa atitude terá uma consequência, o que pode envolver desde a surpresa de ser correspondido até o fim da relação. Porém, é melhor do que cultivar esperanças”, diz. Mesmo diante de uma negativa, há quem consiga levar a amizade adiante. “Há pessoas que superam a frustração e, como a amizade vale a pena, tocam em frente. Não podemos esquecer que o ser humano é capaz de superar todas essas coisas", explica Carmen.

UOL Cursos Online

Todos os cursos