Mulheres mudam de ideia a toda a hora, revela pesquisa
Da Redação
-
Getty Images
O momento em que elas mais mudam de opinião é ao escolher as roupas para sair de casa
-
VEJA MAIS NOTÍCIAS DE COMPORTAMENTO
Elas próprias consideram como características femininas mudar de ideia constantemente e ter maior adaptação às mudanças. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela marca AXE em parceria com o instituto QualiBest, que ouviu 882 mulheres de dez capitais brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, além do Distrito Federal.
Intitulado “De Mulher para MulhÉris", o estudo, que contou com a consultoria de Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora titular de Sociologia da USP (Universidade de São Paulo), revela que a mudança é o que define a mulher brasileira atual. “Com tantas quebras de paradigmas, necessidade de mudança e busca pelo novo, para as mulheres, as coisas podem perder o frescor”, analisa a profissional. Isso explicaria essa busca incessante por novidades o tempo todo.
Elas revelaram, por exemplo, que, ao ano, mudam 44 vezes de opiniões sobre assuntos polêmicos, como política, sexo e religião; 52 vezes o estilo de roupa; e 21 vezes produtos de uso pessoal.
As mulheres entrevistadas relataram que algumas das influências para mudar de opinião rapidamente são: maior facilidade de se adaptar às mudanças do ambiente onde vivem (49%), observar que a opinião anterior estava errada (46%), ser convencida pelos argumentos de outra pessoa (42%), ser uma característica da própria pessoa (38%) e estar sob influência das mudanças repentinas de humor (36%).
Quando questionadas sobre os aspectos visuais que elas mudariam naquele momento, a maioria (28%) revela que seria o corte de cabelo, seguido por tipo de roupa (20%), cor de cabelo (19%), algum tipo de acessório (13%) e cor do esmalte das unhas (7%). Apenas 6% afirmaram que não mudariam nada.
Entre os momentos em que mais mudam de ideia, estão: na hora de escolher roupas para sair (49%), durante a compra de roupas, acessórios e sapatos (48%) e no supermercado (39%).
Mulheres x homens
Em relação às diferenças entre homens e mulheres, para 71% delas, “gostar mais de ficar do que namorar” é um aspecto masculino. Apenas 3% acreditam que esta seja uma característica mais feminina. Para 55%, “ter mais objetividade” também é uma característica deles. Já “reparar mais no aroma do perfume de outra pessoa” (68%) e “mudar de ideia o tempo todo” (55%) são características tipicamente femininas.
A pesquisa também questionou as mulheres em seus relacionamentos. Elas dizem que, para cada situação relacional, os homens precisam apresentar determinadas características. Por exemplo, para casar, eles precisam fazê-las se sentirem únicas e especiais, ser um bom ouvinte e ter um emprego estável. Para namorar, o ideal é que sejam bem-humorados, perfumados, surpreenderem com pequenos presentes e “ter pegada”. Para “simplesmente ficar”, é preferível ser bonzinho e bonito; fazer o tipo cafajeste, malandro; e vestir-se bem.