Você é expert em paquera? Faça o teste e descubra

RENATA RODE
Colaboração para o UOL

Sabia que a paquera virou uma “ciência”? Workshops lotam salas de convenções pelo Brasil com pessoas que querem aprender a se comunicar com o sexo oposto de maneira mais certeira. Alguns dos treinamentos, inclusive, são utilizados em empresas para incrementar a área de vendas, com dicas e explicações de como ser mais assertivo e receber uma resposta positiva da pessoa em questão. “Muitas das técnicas que utilizamos ao abordar alguém pela primeira vez em um encontro pessoal podem ser modificadas para que haja outro objetivo, desta vez profissional, que resulte no mesmo resultado: agradar quem te ouve”, explica o personal de paquera Daniel Madeira.

Um grande medidor que diz como você está na paquera é o IDI – Indicador de Interesse. Na verdade, existe uma porção deles. “Quando uma pessoa diz ou faz alguma coisa que indica que ela está interessada em outra (seja de forma romântica ou não), cria-se um IDI. Os exemplos incluem frases como “Gosto de você” ou perguntas como “De onde você é?” e “Qual é o seu nome?” ou ações não verbais como tocar ou inclinar-se na direção de alguém”, explica Daniel.

Os IDI’s começam a aparecer assim que atração se instalou na mulher ou no homem e é necessário estar atento (a) ao feedback desses sinais para que a paquera seja considerada atuante. Para o terapeuta e escritor Sergio Savian, de São Paulo, a paquera deve ser vista caso a caso. “Precisamos de bom senso para analisar cada situação e agir com inteligência em cada circunstância. Se o homem for tímido, por exemplo, vale a mulher tomar as rédeas da abordagem. Porém, se ela se comportar com a mesma agressividade de um homem machista, com certeza vai assustá-lo”, fala. Sergio oferece cursos e presta consultoria em relacionamentos e já publicou mais de dez livros sobre o assunto, entre eles “Paquera: Brincadeira de Gente Grande”.

Savian enumera três dicas para quem quer se dar bem na conquista:

  1. Antes de qualquer coisa, trate-se bem, investindo em boa aparência e bem-estar tanto físico quanto emocional;
  2. Perceba bem a pessoa que está paquerando. Cada um é único e você deve saber do que a pessoa precisa. Coloque-se como uma ótima alternativa para a vida dela;
  3. Tenha jogo de cintura, presença de espírito, bom humor e não perca as oportunidades quando elas aparecerem.

Já Daniel Madeira, autor de três livros sobre o tema - “Personal Paquera para Homens”, “Personal Paquera para Mulheres” e “Método Alpha de Sedução” – desvenda, nesse teste, pequenos sinais que podem levar sua abordagem à glória ou ao fracasso. Experimente!
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos