Construção e reforma

Colocar telhas de fibrocimento sobre a laje esquenta a casa?

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

  • Divulgação

    As telhas de fibrocimento são uma opção para cobertura de lajes, dispensando a impermeabilização. Porém, é importante deixar o espaço entre a laje e as telhas ventilado, para não aquecer a casa. Na foto, telha ondulada da Eternit, de fibrocimento sem amianto

    As telhas de fibrocimento são uma opção para cobertura de lajes, dispensando a impermeabilização. Porém, é importante deixar o espaço entre a laje e as telhas ventilado, para não aquecer a casa. Na foto, telha ondulada da Eternit, de fibrocimento sem amianto

Uma solução muito comum para as coberturas de residências nas cidades brasileiras é a união de lajes de concreto com telhas de grandes dimensões, normalmente as de fibrocimento. A razão deste sistema construtivo ser tão adotado está intimamente ligada ao custo – essa é uma das formas mais baratas de se cobrir uma casa.

As lajes pré-moldadas apresentam um baixo custo para a sua construção e, colocando-se um telhado sobre esta laje, conseguimos evitar a temida impermeabilização, que é a etapa mais cara e mais difícil de ser executada com perfeição. Considerando a autoconstrução ou a construção e reformas executadas com uma mão de obra pouco treinada, essa solução é bastante eficiente. Ao contrário da aplicação de mantas de impermeabilização, que exigem pessoal especializado sob pena de eternos vazamentos, os telhados de fibrocimento são muito simples de ser executados.

Colchão de ar

Resolvida a questão da estanqueidade, devemos nos preocupar com o desempenho térmico desta cobertura. Talvez aí esteja o principal problema desse sistema. Ao colocarmos as telhas de fibrocimento coladas ou com uma distância muito pequena até a laje de concreto e fecharmos as laterais desta cobertura, criamos um colchão de ar de pequeno volume e que não se renova. Ou seja, durante o dia este ar esquenta e vai para o interior dos cômodos, que se tornam excessivamente quentes. Em termos de eficiência térmica, a telha só piorou o problema: o ideal é haver apenas a laje de cobertura, mas bem impermeabilizada.

Há formas precisas de calcular qual o real desempenho térmico da cobertura, inclusive com a utilização de softwares. Mas, de modo geral, caso as telhas estejam próximas da laje, o ideal é permitir a circulação do ar entre a laje e as telhas. Só esta iniciativa já vai melhorar consideravelmente a sensação da temperatura interna. Mais eficiente ainda é aumentar ao máximo a distância entre a laje e as telhas. Dessa forma, um colchão de ar de grandes dimensões trabalha positivamente no isolamento do interior da sua casa.

É importante salientar que esse sistema laje + telha pode utilizar diversos tipos de telhado. Podemos usar telhas metálicas e até mesmo telhas de barro. Essa última solução, apesar de ser mais cara e de exigir uma mão de obra mais especializada, é mais eficiente termicamente, pois além de a cerâmica ser melhor isolante, essas telhas requerem uma inclinação maior e, assim, aquele grande colchão de ar é obrigatoriamente criado.

A questão do amianto e a saúde

Por fim, uma grande preocupação com relação ao uso dessas telhas está relacionada à saúde das pessoas. Isso porque no passado estas telhas utilizavam amianto na sua composição – um material cancerígeno. Atualmente é proibida a utilização do amianto na fabricação de telhas de fibrocimento. De qualquer maneira, a preocupação com os danos à saúde existe para as pessoas que trabalham com esse material na indústria (fabricando os produtos) ou na obra, cortando e lixando as telhas. Há uma série de cuidados a serem tomados, como molhar o material, utilizar máscaras que impeçam a inalação da poeira, e outros. Os fabricantes têm manuais explicativos. Mas, uma vez instalado, os telhados não representam nenhum risco à saúde dos ocupantes.

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)

UOL Cursos Online

Todos os cursos