Construção e reforma

Além de lajes, vigas e pilares, existem pré-fabricados de concreto para acabamento?

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Além dos pré moldados de concreto estruturais e que tratamos no artigo anterior, existem muitos elementos pré moldados para outras funções e que podem ser utilizados de forma interessante em sua obra ou reforma.

Como realmente são inúmeras possibilidades, com lançamentos de mercado acontecendo o tempo todo, iremos elencar aqui algumas famílias de produtos interessantes, para que seja possível, a partir dessas "dicas", fazer uma pesquisa mais minuciosa e escolher o que vem de encontro às necessidades do seu projeto.

Brises

São inúmeras as possibilidades de elementos pré-moldados para execução de brises, solução tradicional da arquitetura moderna brasileira. Uma boa utilização de brises melhorará o conforto térmico e eficiência energética de sua casa e pode ser uma ótima composição para as fachadas.

Os elementos de concreto pré-moldados incluem brises em aletas e do tipo cobogó (ou elemento vazado), estes com variações diversas de padrões e desenhos. Muitas vezes, utilizam-se os elementos vazados pré-moldados para execução de muros de divisas, que podem ficar muito mais simpáticos e interessantes que um muro de blocos.

Caixilhos

Caixilhos em elementos de concreto são mais raros, mas alguns fabricantes os executam no Brasil e o resultado é muito interessante e com bom preço. Eles se parecem um pouco com elementos vazados do tipo brises, mas, geralmente, já vem com vidros e ferragens. É possivel, com criatividade, criar elementos muito interessantes com a composição de diversos caixilhos de concreto.

Muros verdes

Embora agora estejam muito na moda, existe uma série de produtos pré-moldados de concreto para execução de jardins verticais há bastante tempo. E os sistemas têm ficado cada vez mais eficientes, unindo, inclusive, sistemas de irrigação automática aos pré moldados. Vale muito a pena uma pesquisa!

Vedações

As vedações são os fechamentos de uma casa, e podem ser realizados em elementos pré moldados, usualmente chamados de painéis de fachadas. Esses painéis tem tecnologias diferentes entre si, e cada vez são mais utilizados, na construção civil brasileira, em prédios residenciais e comerciais, por conta de seu excelente acabamento e rapidez no canteiro. O seu uso em residências é mais raro, mas não menos interessante.

Na seção vedações se encaixa um sistema novo no mercado: as paredes de concreto pré-moldadas duplas. Sua utilização origina da construção industrial, mas tem se voltado cada vez mais para a construção residencial. Trata-se de paredes que chegam prontas na obra, com acabamento excelente em concreto aparente liso, e que são montadas rapidamente, em menos de uma semana, com poucas concretagens in loco.

Muitos veem nesse sistema um método prático e rápido para atender a demanda por moradia de interesse social. No entanto, seu uso não precisa se limitar à construção de padrão popular. Estamos atualmente finalizando o projeto de uma residência de alto padrão em Bauru (SP) empregando esse sistema.

Coberturas

As coberturas pré-moldadas, cujo exemplo mais comuns são as telhas conhecidas por "canaletão", são telhas em concreto, com aparência industrial e são muito usadas em galpões. Entretanto, são uma boa solução para projetos diferenciados de residências.

Esse tipo de solução foi intensamente utilizado por arquitetos modernos da década de 1970, e a durabilidade desses produtos é impressionante. Caso você tenha grandes vãos em sua obra, essa é uma opção que vale a pena ser considerada.

Escadas

As escadas pré-moldadas de concreto, quase todos conhecem. Entre as mais tradicionais, fabricadas no Brasil há muitas décadas, estão as famosas escadas em caracol. Essas escadas, embora muitas vezes mal utilizadas, são bastante práticas e eficientes. Como há muitos fabricantes e modelos no mercado, sugerimos uma longa pesquisa de modelos e atenção para a qualidade do fornecedor antes de comprar um elemento desse tipo para sua obra.

Elementos decorativos

Esse é um aspecto bastante comum dos pré-moldados, e existe um número muito grande de possibilidades. Os mais comuns são frontões, cornijas, rodatetos e outros.

Contudo, sugerimos fortemente a não utilização desses produtos decorativos; afinal sua casa não é um bolo para receber enfeites, e a tendência da utilização desse tipo de solução para fachadas é a de rapidamente deixar um aspecto de "datado" para sua construção.

Vale mais a pena investir um pouco em projeto para que os elementos da residência, como caixilhos, beirais, paredes, cores e jardins realizem uma fachada interessante, dispensando a aplicação de elementos decorativos para corrigir algo pouco pensado.

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)

UOL Cursos Online

Todos os cursos