Como substituir o estuque? Quais os materiais mais indicados?

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

  • Getty Images

    Em casa mais antigas, é comum haver forro de estuque, sistema feito com madeira, tela metálica e argamassa. Se estiver deteriorado, deve ser substituído por outros tipos de forro

    Em casa mais antigas, é comum haver forro de estuque, sistema feito com madeira, tela metálica e argamassa. Se estiver deteriorado, deve ser substituído por outros tipos de forro

Muito utilizado nas construções mais antigas, os forros de estuque eram uma forma barata de fechar o espaço entre o telhado e os ambientes das construções. As casas possuíam em geral uma cobertura de telhas de barro sobre estrutura de madeira e o estuque estava presente na maior parte das construções, tanto nas de baixa renda quando nas da população de mais alto poder aquisitivo. Em geral eram apenas pintados com cal, mas às vezes possuíam detalhes rebuscados e até pinturas decorativas realizadas por artistas importantes.

Cupins e goteiras

O forro de estuque consiste normalmente de uma trama de sarrafos de madeira de cerca de 10 cm de largura e espaçados a cada 50 cm uns dos outros, formando um quadriculado. Uma tela de arame (também chamada de deployé) é fixada com pregos nessa trama de madeira, e vai servir de suporte para uma argamassa composta de areia fina, cal e um pouco de cimento. Após a aplicação -e tendo havido a pega inicial- a massa é alisada e pintada, normalmente usando-se a cal para esta pintura.

  • Getty Images

    O forro de gesso é o mais indicado para substituir
    o estuque. Barato, tem aspecto final semelhante, aceita pintura e é ótimo para embutir a iluminação

Como toda a estrutura é composta de sarrafos de madeira, a grande parte dos forros de estuque existentes encontra-se com problemas de conservação, sofrendo o ataque intensivo de cupins. Além disso, como existem apenas em construções mais antigas, os forros de estuque já sofreram ao longo vida com vazamentos oriundos dos telhados, o que pode acarretar um apodrecimento de parte do madeiramento.

Logo, na reforma dessas casas, a substituição dos forros de estuque é praticamente uma obrigação. As únicas exceções são os forros que apresentam pinturas artísticas: nesse caso, o trabalho é mais complexo e requer, muitas vezes, restauradores para tratar do cupim e do apodrecimento da estrutura, sem danificar a pintura. Entretanto, na maioria dos casos, o melhor é substituir totalmente o estuque por outro tipo de forro.

Gesso, madeira, vinil

O popular forro de gesso é o mais indicado para essa substituição. Barato e com mão de obra fácil de ser encontrada, possui aspecto final igual ao do estuque, sou seja, um forro liso pintado da cor que se desejar. Os forros de gesso também são normalmente mais leves do que os de estuque, portanto os apoios originais aguentam o peso do novo forro sem problemas (lembrando que o forro de estuque era usualmente pendurado no madeiramento do telhado).

Outra opção são os forros de madeira, os de plástico e os metálicos. Podemos ainda simplesmente retirar totalmente o forro existente, deixando o telhado e sua estrutura aparente, solução que faz o pé-direito da construção ficar mais alto. Deixando as telhas e o madeiramento ao natural a casa adquire um aspecto mais rústico; se não quiser essa aparência, basta pintar a parte de baixo das telhas de branco e o interior da casa ganha claridade.

Por fim, é importante dizer que antes da substituição do forro deve ser feita uma revisão geral no telhado a fim de detectar possíveis vazamentos. Um forro em mau estado de conservação pode ser consequência de um telhado deteriorado. No próximo artigo descreveremos alguns dos tipos de forro existentes para aumentar seu leque de opções.

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)

UOL Cursos Online

Todos os cursos