Como conservar piso de tacos?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

Os tacos estão de volta! Se você quer esquentar sua casa ou seu apartamento, essa solução de piso é a resposta. Mas por serem feitos de madeira, é preciso ter cuidado na hora da instalação ou restauração do piso.

A escolha do tipo de material, paginação e acabamentos também exige muita cautela durante a obra. No geral, existem quatro tipos de piso que se enquadram na categoria de taco: o parquet, o tacão, o listone e o taco propriamente dito. Dá para brincar bastante com os formatos e acabamentos.

Veja abaixo algumas dicas para não errar na contratação:

• O parquet é feito de quatro ou seis pequenas peças unidas, numa placa de 24 x 24 cm ou 48,20 x 48,20 cm, que formam um desenho charmoso e dão um ar retrô a qualquer ambiente. Acho o mais chique de todos.

• Cresci numa casa construída na década de 1970 que tinha um piso deslumbrante na sala de estar. O conjunto de parquet era composto por várias molduras de madeira mais escura, na diagonal, formando um desenho mais ornamental. Coisa rara hoje em dia.

• O tacão está com a força toda. Tenho visto em vários apartamentos novos esse tipo de piso, com largura de 7 a 10 cm e comprimento que vai de 30 a 42 cm. Pessoalmente, prefiro o tacão em ambientes maiores, em função de seu tamanho. E em cumarú ou garapa, minhas madeiras preferidas para piso.

• O listone também é feito de peças de madeira maciça, mas seu encaixe é do tipo macho e fêmea. O tamanho das peças é maior, inclusive, do que o do tacão, chegando a 120 cm. A diferença é que existe uma variedade que não precisa de tratamento após a instalação, ou seja, dispensa lixamento e pintura. Mais prático, desde que o acabamento seja bacana.

• Por fim, o taco é o piso de madeira mais comum dessa categoria, com 21 x 7 cm, e 2 cm de altura. É possível encontrar o taco em vários tipos de madeira, como jatobá, ipê, marfim, além da garapa e do cumaru.

• Após a instalação, é preciso esperar pelo menos 15 dicas para o lixamento. E quanto mais você esperar, melhor. A madeira precisa de adaptar ao novo ambiente. Portanto, se você tem pressa na obra, melhor optar por outro tipo de piso.

• Piso de madeira faz uma sujeira danada. E mancha. Se você está instalando numa casa nova, deixe a pintura para depois. O ideal é fazer o lixamento e a primeira aplicação do material de acabamento antes de pintar sua casa.

• E proteja muito bem o piso durante a pintura. Recomendo usar uma lona plástica e papelão em rolo para cobrir todo o piso. E depois de finalizada a pintura, o instalador deve aplicar a última demão da resina para o acabamento final.

• Se você mora em um apartamento antigo, com um taco lindo e bem conservado, por que não recuperá-lo? Ter madeira dentro de casa é gostoso e elegante. Mas esteja preparado para retirar os móveis durante o processo de lixamento e aplicação da resina de acabamento.

• O bom de apartamento ou casa antiga é que a madeira já está bem adaptada e o processo de restauração é relativamente rápido. Basta trocar algumas peças, lixar, calafetar e aplicar o produto final.

• Dependendo do tamanho do imóvel, uma semana é suficiente para essas tarefas. De qualquer modo, um piso de tacos tem vida útil. Não dura para sempre. Dependendo da espessura da madeira, é possível lixá-la três ou quatro vezes.

• As resinas de acabamento existem em quatro opções: super-brilho, brilho, semi-brilho e fosco. Normalmente, uso sempre o fosco. É mais chique. O brilho dá um aspecto que plastificado ao piso, de que não gosto muito.

• Se você vai usar madeira em casa, use sempre o mesmo tipo, em todos os ambientes. Nada de ficar misturando tons de madeira. Caso contrário, sua casa vai ficar parecendo um showroom.

• Piso de taco é ideal para a área social e para os quartos. Mas se sua casa é toda aberta, estilo loft, melhor usar outro tipo de piso, o mesmo na casa inteira. Quanto menor a variedade de piso dentro de casa melhor. Menos é mais.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos