Como substituir as persianas da área de estar? Uma delas protege uma porta-balcão

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Acervo pessoal

    Persianas horizontais ou de enrolar não funcionam para portas de correr. No caso da sala<br> acima, Marcel Steiner recomenda cortinas do piso ao teto presas em trilho suíço aparente<br> e branco, fixado na placa de gesso do forro; o tecido deve ser sem brilho e de cor neutra

    Persianas horizontais ou de enrolar não funcionam para portas de correr. No caso da sala<br> acima, Marcel Steiner recomenda cortinas do piso ao teto presas em trilho suíço aparente<br> e branco, fixado na placa de gesso do forro; o tecido deve ser sem brilho e de cor neutra

A internauta do UOL Casa e Imóveis Cristina mora em um apartamento em São Paulo e tem dúvidas em relação às cortinas da área de estar. Atualmente, a leitora tem duas persianas horizontais metálicas nas duas janelas da sala: uma curta, colocada na frente da janela sobre o sofá onde fica o home theatre, e outra do piso ao teto junto à porta de correr de vidro que dá acesso à varanda. Vejam abaixo os modelos pelos quais ela deveria optar para ter uma casa mais aconchegante e bonita.

Escolher o tipo de cortina em uma área social não é muito fácil. Pela decoração de Cristina vemos que ela gosta de elementos mais simples e modernos. Mas além do aspecto visual, precisamos levar em consideração o conforto do espaço, e isso está diretamente relacionado à luz que entra pelas janelas.

  • Acervo pessoal

    Steiner recomenda que a leitora troque a persiana por uma cortina até o piso, mesmo atrás do sofá

Cortinas servem para dar privacidade, filtrar a luz e deixar a casa mais gostosa. Se ela não tem muitos vizinhos por perto, não é necessário "fechar" a sala com peças pesadas. Um modelo com tecido leve pode resolver bem a questão. O ideal é um modelo com trilho bem simples e de prega básica, que deixa a cortina menos volumosa. Qualquer cortina de tecido tem o potencial de deixar a casa mais acolhedora. Cortinas "vestem" a casa e são excelentes complementos na decoração.

Quando o assunto é filtrar a luz, temos que observar dois itens: o uso do espaço e a insolação. Para o espaço de TV, é importante que a luz seja bem filtrada para não haver reflexo na tela do aparelho. Tudo bem que os televisores mais novos refletem pouco a luz, mas é legal ter um forro mais poderoso para que a sala fique escurinha para uma sessão de cinema durante a tarde. Na área de estar, o forro pode ser dispensado.

Nos dois ambientes, recomendo cortinas do piso ao teto para haver unidade espacial. Na sala de TV, a cortina deve ir até o chão, mesmo estando atrás do sofá. Na área de estar, ela deve obviamente usar o mesmo modelo, com o mesmo tecido, inclusive.

Persianas horizontais ou de enrolar não funcionam para portas de correr. O sobe e desce das aletas não é nada prático. E se o caixilho estiver aberto, qualquer ventinho faz com que a persiana balance, causando um barulho bem chato.

Existem ainda muitos modelos de trilhos e tipos de fixação. Há gosto para tudo. Os mais comuns são os trilhos embutidos no forro de gesso e os varões (que podem ser de madeira, alumínio e outros materiais). Pelas fotos, é possível ver que Cristina tem forro de gesso com moldura em toda a área social. Para não fazer sujeira, minha recomendação é que ela use um trilho suíço aparente e branco, fixado diretamente na placa de gesso. E que as cortinas sejam confeccionadas com prega macho (que deve ser feita também no forro).

A escolha de tecidos também é muito pessoal. Gosto muito de linho natural, mas a desvantagem é que ele encolhe após as lavagens -e ninguém tem tempo nem dinheiro para ficar refazendo barra de cortinas ao longo dos anos. Hoje em dia existem tecidos sintéticos muito bacanas. São práticos e de custo acessível. O ideal que é ela opte por um sem brilho. Quanto à cor, recomendo branco ou bege. Quanto mais neutro melhor!

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos