Como deixar a sala mais aconchegante para assistir TV e receber os amigos?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Acervo pessoal

    Marcel Steiner recomenda trocar o sofá de fibras por um menor, de revestimento cinza, e colocar uma mesinha lateral. No lugar da mesa de centro, um pufe com rodinhas, com uma bandeja para receber objetos e, em dias de visitas, os copos; para completar, tapete de sisal e uma poltrona

    Marcel Steiner recomenda trocar o sofá de fibras por um menor, de revestimento cinza, e colocar uma mesinha lateral. No lugar da mesa de centro, um pufe com rodinhas, com uma bandeja para receber objetos e, em dias de visitas, os copos; para completar, tapete de sisal e uma poltrona

Jacqueline Rhoden é mais uma de nossas internautas com dúvidas relacionadas à disposição da sala de estar e ao tamanho dos móveis. Ela mora na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, acabou de se casar e ainda não tem filhos, mas adora receber os amigos. Ela comprou um sofá muito grande e não está satisfeita. A leitora ainda pede ajuda com quadros, poltronas e tapetes.

Mobiliário

O sofá comprado por Jacqueline é grande (tem 2,40 m), mas o problema não é esse. A sala da internauta até comporta um sofá desse tamanho, mas observem que ele é de estrutura revestida de fibras, pouco confortável. Para assistir TV, é um pesadelo. Esse sofá é ideal para varandas e salas onde ficamos pouco tempo.

Já que será preciso substituí-lo, recomendo um sofá de 2 metros, com uma mesinha na lateral. Em uma sala onde a principal atividade é ver televisão, é preciso muito conforto. E o melhor caminho para isso é um pufe central móvel (com rodinhas), que pode fazer as vezes de mesa de centro, com uma bandeja para copos em dias de visitas.

Sobre a cor, vejo que o apartamento tem piso muito claro, como as paredes. A melhor cor para sofá é cinza claro. "Suja" pouco e combina com qualquer outra cor. Como o apartamento fica na praia, um tapete de sisal é bem-vindo. Deixa o ambiente mais leve e é perfeito para dias mais quentes.

Para "fechar" o círculo social da sala, é importante termos pelo menos uma poltrona. Ela deve ser leve, de encosto baixo, para não quebrar a harmonia e virar um trambolho no espaço. Peças de madeira com palhinha costumam funcionar bem. E se o design for brasileiro, melhor ainda!

Sala de jantar

Em uma das fotos observo que a mesa retangular para seis pessoas está apertada no espaço em frente à cozinha. Não tem jeito! Salas de jantar pequenas precisam de mesas pequenas. Não adianta querer colocar mais gente. Além de comprometer a estética, fica desconfortável.

  • Acervo pessoal

    Na sala de jantar, o decorador aconselha colocar uma mesa redonda, de 1,20 m de diâmetro

A mesa ideal para esse ambiente é uma redonda com 1,20 metro de diâmetro para quatro lugares fixos. Se chegar mais alguém, ainda é possível encaixar um banquinho. E jantares para mais de cinco pessoas devem ser servidos à americana: cada um se serve na mesa e come onde tiver espaço para sentar.

Complementos

Ainda sobre os móveis de Jacqueline, achei que o painel de madeira atrás da TV pesou demais. Gosto de painéis de madeira, mas não dessa maneira. Se a leitora tiver ânimo, minha recomendação é a retirada da peça, deixando o rack solto e a sala mais limpa.

Uma sala sem quadros fica sem graça. Ela tem razão em pedir ajuda para escolher e pendurar quadros. Em uma ambiente de estar, o quadro deve ficar sobre o sofá, com o centro na altura dos olhos de quem estiver de pé. Use e abuse de cores, já que a sala é bem neutra e oferece bom contraste.

Para finalizar, minha última recomendação é a troca imediata de todas as lâmpadas brancas da casa (inclusive da cozinha, que é aberta). Iluminação amarela deixa os ambientes mais quentes e charmosos, enquanto as brancas transformam uma sala em um laboratório farmacêutico. Para completar a cena, Jacqueline não deve se esquecer do abajur sobre a mesinha ao lado do sofá.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos