Como decorar um apartamento alugado que será dividido por estudantes?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Getty Images

    Ser estudante não significa viver com sofás capengas, louça suja e lâmpadas fluorescentes.<br> O local onde você vai passar os melhores anos da sua vida pode ser bem charmoso. Pintar<br> as paredes, por exemplo, transforma o ambiente mais sem graça em um espaço inspirador

    Ser estudante não significa viver com sofás capengas, louça suja e lâmpadas fluorescentes.<br> O local onde você vai passar os melhores anos da sua vida pode ser bem charmoso. Pintar<br> as paredes, por exemplo, transforma o ambiente mais sem graça em um espaço inspirador

Conheci dezenas de apartamentos de estudantes. Na cidade de São Paulo, no interior do Brasil e no exterior. Quase todos eram locais que combinavam estudo e diversão. Longe dos pais, os estudantes aproveitavam para conhecer gente nova, fazer festinhas e, quando o calendário apertava, passar horas se preparando para provas. Mas no que diz respeito à decoração, eram sempre improvisados -no mau sentido. Móveis desconfortáveis dividiam espaço com iluminação errada e muita bagunça.

Ser estudante não significa viver ao lado de sofás capengas, louça suja e lâmpadas fluorescentes. O local onde você vai passar, em média, os cinco melhores anos da sua vida pode ser bem charmoso. E dinheiro não é desculpa. Com pouca grana e muita criatividade é possível ter uma morada de estudo bem bacana.

Veja abaixo como criar um espaço agradável, ideal para ficar horas estudando, navegando na internet ou simplesmente curtindo com os amigos.

  • Apartamentos alugados oferecem desafios para qualquer pessoa. Não importa se você é estudante ou profissional. Nem sempre é possível fazer reformas e deixá-lo com a sua cara. Nesse caso, invista em cores. Pintar as paredes transforma o ambiente mais sem graça em um espaço interessante e inspirador. Salas de estar ficam mais bonitas com paredes cinza escuro, verde sinuca ou azul petróleo. Cozinhas combinam bem com vermelho escuro.
  • Getty Images

    Estudantes costumam ter muitos livros. Exponha-os na sala de estar. Além de melhorar
    a estética, uma biblioteca sempre gera assunto

  • Na hora de comprar os móveis, procure lojas de peças usadas na sua cidade. Em muitos casos, sofás usados e de boa qualidade podem ser melhores que um novo baratinho. O mesmo vale para mesas e cadeiras de jantar.
  • Compre uma cadeira de estudo muito confortável, de preferência com braços ajustáveis. Lembre-se de quanto tempo você fica sentado em frente aos livros e ao computador.
  • Para quem divide o apartamento com outras pessoas, as mesas de estudo devem ficar nos quartos. A mesa de jantar na sala ou na cozinha pode se transformar ainda em uma mesa de estudo coletiva, ideal para trabalhos em grupo.
  • Estudantes costumam ter muitos livros. Exponha-os na sala de estar. Além de melhorar a estética, uma biblioteca sempre gera assunto. Compre estantes de aço (preta ou coloridas) e intercale livros com objetos divertidos.
  • Aproveite o fato de ser estudante para garantir um visual despojado. Sofás devem ter visual limpo, sem muitas afetações. Quadros com molduras douradas e enfeitinhos da vovó devem ser eliminados.
  • Capriche nas louças e talheres. Tenha pratos de jantar, sobremesa, xícaras de café com pires e copos de vários tamanhos. Existem peças bem em conta no mercado. Qualquer casa precisa ter essas coisas básicas. Fuja dos pratos de vidro temperado e talheres de cabo de plástico.
  • Uma boa iluminação é a chave de qualquer decoração. Salas e quartos devem ter luz indireta e focos nas mesas de estudo. Em dias de festas, acenda abajures e apague as luzes do teto. O mesmo vale para a cozinha. Luz fluorescente branca é deprê. Um abajur na cozinha cria um ótimo clima para a festinha no apê.
  • Apartamento de estudante pode ter um visual mais descolado, sem cair no ridículo. É o momento para explorar a vida. Pendure coisas inusitadas nas paredes. Faça você mesmo suas obras de arte!

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos