Como distribuir melhor os móveis em uma sala em L? E como faço para decorar um corredor?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

 

Recebemos as fotos da casa do André Luiz, internauta do UOL Casa e Imóveis, que não sabe bem como decorar a sala de estar e o corredor da casa. Ele e sua família usam o espaço para assistir a filmes e jogos de futebol ou ouvir música.

  • Arquivo pessoal

    A sala tem um canto à direita, onde está um dos sofás e a cadeira, que dificulta a decoração

A sala é quadrada, porém, com um cantinho que atrapalha qualquer decoração mais convencional. Além disso, os móveis são um pouco grandes para o ambiente. No corredor, o que mais chama nossa atenção são as portas de madeira avermelhadas. Confira as dicas para transformar os dois espaços em ambientes charmosos e acolhedores.

Mais aconchego na sala
O grande erro da maioria das pessoas que tem uma sala pequena é o tamanho dos sofás. Se você não tem espaço de sobra, nem adianta querer ter dois bons estofados. O segredo é colocar apenas uma peça grande com uma ou duas poltronas ao lado.

No caso da sala do André Luiz, se ele não quiser trocar os móveis, o melhor é manter apenas um dos dois sofás que ele tem atualmente. Sugiro colocar o maior no meio da sala, de costas para a janela e de frente para a TV, deixando uma espaço para uma mesinha lateral.

A outra poltrona pode ficar ao lado deste sofá, à esquerda de quem está de frente para a janela. Dessa forma, criamos um L na sala de estar, deixando o espaço mais aconchegante.

Para completar, o André Luiz precisa de um tapete bem confortável e uma mesa de centro leve e simpática, para apoiar os controles remotos e a pipoca em dias de jogo.

Mas todo mundo deve estar me perguntando sobre aquele canto que existe na extremidade da sala... Neste espaço, o ideal é colocar uma pequena escrivaninha e uma cadeira. Não precisa ser um lugar de estudo. Mas pode ser uma cantinho para deixar correspondência, revistas, o aparelho de som e o notebook. Afinal, hoje em dia, o computador precisa estar ao alcance de todo mundo a qualquer hora do dia. Até mesmo durante as festinhas!

  • Arquivo pessoal

    O corredor da casa do internauta André Luiz tem portas avermelhadas e piso claro. A ideia do decorador é mudar a cor das portas e paredes


Corredor simples e sem frescura
Não é preciso decorar um corredor. Como este é estreito e comprido, não há espaço para colocar nenhuma peça, além de quadros ou fotos na parede. Corredor é apenas uma passagem. Não é um ambiente onde a gente fica. O ideal é que ele seja o mais neutro possível, para não enjoar.

Eu pintaria as portas de branco para tirar o tom avermelhado da madeira. O único problema dessa solução é que as fechaduras douradas, já meio antiquadas, irão ficar em destaque. Mas prefiro essa situação à anterior, com as portas na cor de madeira.

Se você puder, tire a sanca de iluminação. Não estou falando em gosto. Apesar de não gostar muito, as sancas de gesso podem até dar uma graça no espaço. Mas em um corredor estreito, não funcionam. Elas apenas enfatizam que o espaço é pequeno.

Se você quiser dar um toque especial ao corredor, talvez seja o caso de pintar uma das paredes. Ou todas. Escolha uma cor forte, para contrastar com o piso claro e o teto branco. Não tenha medo da overdose, pois o corredor serve apenas para ligar os cômodos. Ninguém fica nele por mais do que alguns segundos.

No que diz respeito à iluminação, melhor optar por uma luminária bem discreta, com luz quente. Afinal, esse é o caminho que você faz para chegar no seu quarto à noite. Portanto, a luz deve ser suave e agradável.

 

 

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos