As cores da fachada precisam combinar com as das paredes do interior da casa?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo pessoal

    Fachada da casa da internauta Verônica, que pergunta se acertou ao escolher a cor das paredes

    Fachada da casa da internauta Verônica, que pergunta se acertou ao escolher a cor das paredes

Escolher cores dentro de casa envolve várias questões, como o estilo da decoração, a arquitetura de interiores e o gosto pessoal dos proprietários. Mas quando é preciso decidir a cor da fachada de uma residência, é importante levar em consideração, além das preferências de cada um, o entorno do bairro. Além disso, o interior e exterior precisam estar em harmonia.

A internauta do UOL Casa e Imóveis Verônica tem uma casa simpática, cuja fachada acabou de ser pintada em tom de terracota. Antes da nova pintura, a casa era amarela, como a parede que ocupa o pé direito duplo da sala. Sua dúvida é se essa parede deve seguir a mesma cor do lado de fora ou se deve ficar neutra, pintada de branco, como as outras.

Fachada

Escolher uma cor para a fachada de casa é uma grande responsabilidade. Ao contrário do que parece, um projeto de arquitetura deve levar em conta o entorno onde está inserido. Isso porque uma casa ou um prédio não pertence apenas aos futuros moradores do local. Ele também pertence ao bairro e às pessoas que frequentam a região. A menos que ela esteja isolada, uma construção precisa respeitar a vizinhança e a cultura local.

Odeio quando vejo casas de cores berrantes, que se destacam pelo mau gosto em bairros já consolidados. Isso não quer dizer que sou contra cores fortes em fachadas. Luis Barragán, célebre arquiteto mexicano, sabia usar cores como poucos. E usava e abusava de rosa e amarelo em suas fachadas. Mas trata-se de uma releitura da paleta tradicional mexicana, usada de forma moderna.

Nos vilarejos alemães, a legislação é restrita quando à área construída, ao desenho da fachada e às cores utilizadas no projeto. A maioria precisa construir casinhas brancas com telhados vermelhos, o que resulta numa comunidade harmônica e visualmente agradável.

Nossa internauta escolheu o terracota para a fachada de sua residência, o que considero correto. Nessa cor, a casa desaparece na paisagem e se integra à natureza. Um gesto de respeito aos vizinhos. Ficou certamente muito melhor do que o antigo amarelo.

Interior e exterior

A grande dúvida de Verônica está no que diz respeito à parede que ocupa o pé direito duplo, atualmente pintada de amarelo. Observem que a parede fica bem ao lado de uma bela porta (provavelmente de demolição), alta e imponente. Mas a cor concorre com ela, fazendo com que a porta fique apagada.

  • Arquivo pessoal

    Para as paredes, a melhor opção é o branco, para clarear o ambiente e destacar algumas peças

Minha recomendação é que a internauta pinte a parede, que hoje é amarela, de branco, fazendo a porta a seu lado ganhar destaque. Na outra extremidade da sala, vemos que há outra bela porta, com dimensões generosas. Para destacá-la, a sugestão é pintar a porta ao lado, menor, de branco. Seguindo a mesma linha de pensamento, o batente de madeira, no mezanino, também deveria ser branco, para destacar o armário antigo que está bem ao lado.

Trazer a cor da fachada para dentro de casa pode ser uma boa alternativa. Mas é preciso ter cuidado para não pesar a mão. Em um projeto contemporâneo, com muito vidro e linhas retas, uma cor mais forte pode trazer dramaticidade à arquitetura de interiores. Mas se a casa já tem uma decoração pesada, o ideal é deixar tudo branco. No caso da Verônica, já existe uma continuidade entre interior e exterior, dado pelo piso escuro e a caixilharia de madeira. As paredes brancas estão na medida certa. E, convenhamos, branco combinado com tudo.

Para concluir, deixo um outra sugestão à internauta. Por que não pintar o forro de madeira também de branco? Isso faria com que a sala parecesse maior, mais clara e destacaria os móveis rústicos e antigos. O forro de madeira é aconchegante, mas deixa o ambiente ainda mais pesado. Reparem que a maior parte da decoração é feita com móveis de madeira escura, que fazem um bom contraste com as paredes claras. Portanto, mais branco nessa casa cairia muito bem. Daria destaque às peças e leveza ao ambiente.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos