Como decorar a recepção de um escritório ou consultório?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo Pessoal

    Recepção do escritório do advogado Pedro Villas Boas, em Santos (SP), leitor do UOL

    Recepção do escritório do advogado Pedro Villas Boas, em Santos (SP), leitor do UOL

Sempre que vou a um escritório ou consultório, são raras as ocasiões em que me deparo com um ambiente agradável e bem resolvido. A maioria dos casos são espaços mal aproveitados e muito claustrofóbicos.

Fico contente que vários profissionais estejam se empenhando para melhorar seu ambiente de trabalho e causar uma boa impressão em seus clientes. Este é exatamente o que acontece com nosso internauta do UOL Casa e Imóveis, Pedro Villas Boas, advogado com escritório em Santos, no litoral de São Paulo.

Pedro nos enviou as fotos da recepção com o intuito de receber dicas para melhorar o espaço. Mesmo que sua clientela permaneça pouco tempo na recepção, como observado pelo advogado, é importante que o ambiente cause um impacto positivo. Ter um escritório bacana passa credibilidade e profissionalismo a potenciais clientes.

Mobiliário

Como o ambiente é pequeno, constituído basicamente de um corredor amplo, não podemos estrangular a passagem com móveis pesados e de grandes proporções. O ideal para essa pequena recepção são duas poltronas, separadas por uma discreta mesa de centro.

Recomendo duas pequenas (porém confortáveis) poltronas com braço. Um escritório de advocacia é um local de trabalho sóbrio e não dever ter móveis descolados. Isso não quer dizer que o bom design deva ser descartado. Duas poltronas em couro marrom ficariam muito bem. No meio delas, uma mesa baixa cumpre a função de aparador para xícaras de café e copos d´água. Por que não um cubo branco com lado de 55 cm?

No canto ao lado da porta, existe atualmente uma planta que está muito acanhada. A sugestão é trocá-la (inclusive o vaso) por uma espécie mais exuberante e mais alta. O vaso deve ser discreto, de cor neutra, que não lembre um ambiente domestico.

Também recomendo a troca do tapete e do quadro, substituindo por peças mais sóbrias. Atualmente, o tapete lembre uma sala de estar domestica, o que não combina com a imagem de um escritório de advocacia. O melhor seria trocá-lo por tapete de lã ou viscose em tons bege ou cinza. No caso do quadro, a obra deveria ser substituída por outra maior, que ocupasse mais espaço na parede.

 

  • Arquivo pessoal

    Dois ângulos diferentes da recepção do escritório do advogado Pedro Villas Boas em Santos (SP), que enviou a imagem para análise do decorador Marcel Steiner, colunista do UOL

Iluminação

No que diz respeito à iluminação, Pedro nos informou que seu eletricista recomendou a troca das lâmpadas frias por modelos de luz amarela. Isso está correto. Recepção não é ambiente de trabalho propriamente dito. Não carece de luz funcional. Mas de qualquer modo, sugiro a troca da luminária por uma peça mais limpa, com lâmpadas focais. Um trilho branco ou preto também funcionaria bem, com spots da mesma cor, voltados para a parede do quadro.

Cores

Quando o assunto é cor de parede, todo cuidado é pouco. Especialmente quando se trata de um escritório de advocacia. No caso de Pedro Villas Boas, a última recomendação é a pintura das paredes e portas.

Começaria pela porta de entrada, trocando a madeira aparente por esmalte branco acetinado. A parede em tons pasteis, onde fica o quadro de luz e a obra de arte, poderia receber uma cor mais forte e erudita. Recomendo um verde oliva, que combinaria bem com as poltronas marrons e o tapete bege ou cinza. Mas não se esqueça de pintar no mesmo verde o quadro de luz, o que suavizaria o impacto da caixa de madeira na parede.

Para concluir, escritórios modernos devem ser mais transparentes e ter menos divisórias. Entendo que no caso da advocacia os profissionais gostam (e precisam) de salas individuais para trabalhar com privacidade e sem barulho. Mas divisórias de vidro poderiam deixar o espaço mais fluido e mais leve, melhorando a qualidade do trabalho de todos. E, principalmente, causando um ótimo impacto nos clientes.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos