Posso aproveitar meus móveis antigos no novo apartamento? Preciso trocar tudo?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo pessoal

    Estar da leitora Suely Silva, que enviou a foto para ser avaliada pelo colunista Marcel Steiner

    Estar da leitora Suely Silva, que enviou a foto para ser avaliada pelo colunista Marcel Steiner

A leitora do UOL Casa e Imóveis, Suely Silva, mudou-se para um novo apartamento e gostaria de saber qual a melhor forma de aproveitar seus móveis na nova sala. Ela também tem dúvidas em relação às cores das paredes, atualmente pintadas em vermelho queimado.

Quando mudamos de casa, nem sempre é possível aproveitar todo o mobiliário. Algumas peças são compradas sob medida para um determinado ambiente e podem ficar grandes (ou pequenas) demais no novo espaço. Veja abaixo as minhas sugestões de aproveitamento e decoração para o novo lar de nossa leitora.

Espaço de estar
O atual sofá em L ficou adequado ao ambiente. Ele tem o tamanho certo e parece ser confortável. Sua cor neutra também ajuda na conversa com o piso e os outros móveis. O que de fato quebra a harmonia da sala é o móvel da TV, que separa visualmente o estar do ambiente de jantar. Além de alta, a peça foi criada para abrigar uma TV de tubo, com grande profundidade, o que é desnecessário inclusive para o atual aparelho de LCD de Suely.

Minha recomendação é a compra de um novo rack para a sala de estar, baixo (com 50 cm de altura, no máximo), com nicho para aparelhos de DVD e TV a cabo, com gavetas na parte de baixo que podem armazenar vídeos, cabos e outras coisas que precisamos ter à mão quando estamos assistindo televisão. O móvel deve ficar em frente à parede vermelha e ao sofá, deixando livre a circulação entre os ambientes.

Também sugiro a compra de um tapete para deixar o espaço mais aconchegante. O tapete pode ser neutro também, cinza claro ou bege. As cores mais fortes podem ser usadas nas paredes e nas almofadas.

  • Arquivo pessoal

    Na sala de jantar, a mesa pode ser encostada na parede, para aumentar a circulação


Sala de jantar
Reparei que existe algo de errado na disposição da mesa de jantar na sala. Em função do pouco espaço disponível, por que não encostar uma das pontas na parede, deixando as cadeiras  nas laterais? Isso melhoraria a circulação e daria mais conforto às pessoas sentadas para um jantar.

A luminária de bola pendente, muito simpática por sinal, deveria ficar exatamente sobre a mesa, a 90 cm do tampo. Não é preciso mudar o ponto de elétrica do teto. Basta puxar uma extensão do cabo branco para o eixo da mesa, fixando um ganchinho por onde a bola irá descer.

Iluminação
No novo apartamento de Suely, vemos apenas dois pontos de iluminação, ambos pendentes. Não sei se essa é a melhor solução para a sala. No ambiente de jantar, já comentamos como resolver a questão. Mas na sala de estar, um pendente idêntico no centro pode não ser a melhor saída.

Se nossa leitora quiser aproveitar a peça, sugiro que ela faça a mesma extensão do cabo branco para a mesinha ao lado do sofá. Mas dessa vez, a bola deve ficar ainda mais baixa, na altura de um abajur. E o ideal seria usar uma lâmpada de 40 watts apenas, deixando o ambiente mais escurinho. Outra solução é um trilho com spots direcionados para as paredes, sem ofuscar a visão de ninguém.

Cores
O uso de cores dentro de casa passa por critérios muito pessoais. É bem difícil dar conselhos quando esse é o assunto. Mas gosto de cores mais escuras em uma sala de estar, como verde oliva e azul marinho. Ainda aconselho tons que puxam para o marrom como o chocolate e o tabaco. Fendi e cinza concreto também funcionam. Cores neutras como estas dificilmente irão cansar nossa leitora e sua família. E deixam qualquer ambiente bem mais elegante.

  • Arquivo pessoal

    Pintar a sala com uma cor neutra não cansa e deixa qualquer ambiente bem mais elegante

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos