Banheiros

Como escolher torneiras e misturadores para o banheiro?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

Percebo que os brasileiros dão grande importância às torneiras e aos misturadores. Eles funcionam como a cereja do bolo quando o assunto é acabamento. Por serem itens caros, pesam no orçamento final da obra e merecem atenção redobrada na hora da escolha. Mas como se decidir pelos metais apropriados dentro de casa?

Existe uma enorme variedade no mercado, o que deixa qualquer pessoa leiga no assunto totalmente perdida. Em meus projetos, dou preferência aos monocomandos de bons fabricantes, que juntam água quente e fria em uma só alavanca. São esteticamente superiores e mais práticos em sua utilização.

O importante é que o metal em questão esteja no mesmo nível dos outros acabamentos. Ou seja, se você gastou muito dinheiro nos armários e louças, não economize na torneira. E o inverso também é verdadeiro. Se você tem um banheiro mais simples, não exagere nos metais. Escolha linhas mais simples, de boa qualidade.

Com relação aos registros, não é obrigatório que eles sejam da mesma linha da torneira ou misturador da bancada. O ideal é que eles sejam discretos, com o mesmo acabamento das demais peças. No caso de um misturador cromado na cuba, use acabamentos de registro também cromado, de linhas retas.

Para quem tem um espaço antigo e não tem disposição nem dinheiro para reformá-lo, trocar alguns metais pode prolongar sua vida útil. Isso porque usar torneiras velhas é desagradável. Nada pior do que torneiras que não fecham direito e desperdiçam água. Ou aquelas que difíceis de abrir.

Lavabo

Como já falamos anteriormente, os lavabos são os grandes xodós dos projetos de decoração. Gasta-se cada vez mais nesses pequenos ambientes voltados para os convidados. O conselho nesse caso não vai pelo caminho puramente estético. Funcionalidade vem em primeiro lugar. Quem nunca passou por um desconforto ao lavar as mãos na casa de alguém ou em algum restaurante? São torneiras que espirram muita água ou foram mal posicionadas, obrigando os convidados a lavar as pontas dos dedos no pouco espaço que fica entre o metal e a cuba.

Cuidado com metais muito elaborados, com apliques dourados, vidro e/ou cascatinhas. Se você tem dúvida se a peça é de bom gosto, vá pelo simples. Evite usar misturadores no lavabo, já que até a água quente chegar à pia, seu convidado já enxugou as mãos e saiu do ambiente.

Banheiros

Na bancada do banheiro, a regra é usar metais de boa qualidade, que conversem com a linguagem do seu banheiro. Nada mais cafona que metais que aparecem demais dentro do espaço. É preciso ter harmonia entre os componentes do banheiro para não cair no mau gosto.

Misturadores convencionais ou monocomandos na pia do banheiro só devem ser usados se houver necessidade. Os homens tendem a gostar de água quente na hora de se barbear. Mas trata-se de uma questão puramente pessoal. Só não vejo muita vantagem em ter água quente na pia se você nunca for usar.

No box, gosto de usar sempre misturadores monocomando. Sou grande fã desta técnica. Com um simples acionamento da alavanca, dá para ter precisão na temperatura e na pressão da água. Uma questão de segundos. Mas se seu banheiro tem atualmente misturadores convencionais, é preciso fazer uma obrinha para trocá-los por peças monocomando. Melhor deixar para uma futura reforma.

Aconselho a quem estiver reformando seu banheiro a posicionar o misturador próximo à entrada do box e não embaixo da ducha. Dessa forma, você não se molha e nem precisa entrar no box para abrir o chuveiro.

No caso de duchas (para quem tem aquecedor de água e não usa chuveiro elétrico), o importante é ter boa vazão, mas sem cair no exagero. As duchas em placas são muito confortáveis, mas desperdiçam muita água. Sustentabilidade não é só na hora de ir ao supermercado com sacolinhas de tecido.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos