Como decorar uma sala irregular? Qual é a melhor maneira de distribuir os móveis?
-
Arquivo pessoal
Sala de estar da internauta Rosângela da Silva, ambiente que tem um ângulo difícil de mobiliar
Ambientes irregulares, que formam cantos de 45 graus ou com paredes arredondas, são complicados para decorar. Esse é o caso de nossa internauta Rosângela dos Santos, que mora em uma casa onde a sala de estar tem formato bem difícil. Ela já comprou um sofá e encomendou um móvel para colocar a televisão. Mas ainda tem dúvidas sobre a disposição do mobiliário e seus complementos.
Regularizando
A primeira dica para quem tem uma sala parecida com essa é regularizar. O ideal é que as paredes formem ângulos de 90 graus. Mas não é preciso reformar a sala e perder espaço. Com alguns truques e um bom layout do mobiliário é possível driblar o projeto original e deixar o ambiente mais harmônico.
Para começar, o sofá deve ficar paralelo ao móvel da TV. Como vemos na foto, isso já ocorre na sala de Rosângela. Mas o local onde será instalada a televisão é muito estreito. A sala inteira ficou virada para um cantinho apertado, sem espaço para outros móveis. Além disso, não gosto de sofás com um dos braços encostado na parede. É importante ter espaço para a peça “respirar”.
O correto seria colocar o sofá em frente à janela, perpendicular à posição atual. Mas onde colocar o móvel da TV, se a parede é inclinada? Eu faria um móvel irregular, triangular, com um dos lados acompanhando a parede e outro paralelo ao sofá. Desse modo, o layout da sala seria mais regular, abrindo espaço para duas poltronas ao lado do sofá (uma à direita e outra à esquerda).
A televisão pode ir para a parede. Existem suportes para fixar aparelhos que possuem articulações complexas, que possibilitam movimentação. E a televisão deve ficar inclinada, voltada para as pessoas que estiverem sentadas no sofá.
Complementos
Nossa leitora do UOL Casa e Imóveis ainda pede ajuda em relação aos complementos da decoração. Como o sofá tem tecido marrom , minha recomendação é um tapete bege, feito de lã ou sintético. Tenho indicado bastante tapetes altos, bem fofinho e aconchegantes. Ainda é preciso ter uma mesa de centro. Por que não adquirir uma de vidro, que deixará o ambiente mais leve?
A cadeira vermelha pode ficar do lado direito do sofá, próxima ao “bico” da sala. Mas sugiro que Rosângela compre uma poltrona para deixar do lado esquerdo, criando um ambiente mais fechado e com espaço para mais convidados.
Nesse “bico” da sala, a dica é colocar um vaso com planta. Como ele ficará próximo à janela, o leque de opções de espécies é grande, já que o cantinho recebe bastante luz. E não podemos esquecer de mesinhas laterais, importantes para apoiar abajures, cinzeiros e outros objetos decorativos.
Marcel Steiner
Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP