Como decorar a área embaixo da escada? O que posso colocar ali?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo Pessoal

    Escada da internauta Cecília Carvalho, que enviou a imagem para a coluna Tire Suas Dúvidas

    Escada da internauta Cecília Carvalho, que enviou a imagem para a coluna Tire Suas Dúvidas

Quem mora em casa ou cobertura sempre tem dúvidas para decorar aquele espaço complicado embaixo de uma escada. É o que acontece com a internauta do UOL Casa e Imóveis Cecília Carvalho. Ela nos enviou as fotos de sua residência e pede dicas de decoração.

Minimalismo

Se você tem espaço, como é o caso de Cecília, a dica é não mobiliar. Deixar o espaço vazio faz parte de alguns estilos de arquitetura de interiores. Casas minimalistas continuam em alta. E quem gosta de um visual mais "clean" deve investir em bons acabamentos. A escada, por exemplo, pode ser a protagonista do espaço.

Escada metálicas ou de concreto podem se tornar verdadeiras esculturas dentro de casa. E não é preciso complementar com móveis ou plantas. No caso de Cecília, a planta próxima à escada ficou muito pequena. Parece que falta algo no ambiente.

Outra opção é ocupar a projeção da escada com objetos de arte. Uma boa escultura pode ficar interessante. Mas a peça precisa ter porte grande. E nem pense em colocar pequenos objetos soltos pelo piso. As chances de virar um presépio de shopping center são enormes.

Também gosto de jardins de inverno embaixo da escada. Um canteiro bacana com um bom paisagismo deixa qualquer casa mais bonita. Um espelho d´água, com plantas aquáticas, também podem ter um ótimo efeito. Mas certifique-se de que o piso ficou bem impermeabilizado nos dois casos. Para quem não quer fazer uma obra, pedriscos da mesma cor podem ficar interessantes, especialmente se a decoração for mesmo minimalista.

  • Na sala de Cecília (foto), a planta ficou muito pequena. Parece que falta algo no ambiente


Aproveitando espaços

No caso de quem precisa otimizar os espaços dentro de casa, o importante é ter um projeto com espaços de armazenamento. Armários, bibliotecas e nichos para TV são boas opções para ganhar área extra. Mas tudo precisa ser desenhado sob medida. O ideal é contratar um marceneiro para executar esses armários e aproveitar cada milímetro.

Uma outra solução é um cantinho de estudo com bancada. Se a escada fica dentro de uma sala, melhor ainda. Hoje em dia, ninguém quer ficar trancado dentro de um quarto para usar o computador. E como internet, televisão e telefonia estão cada vez mais integrados, escritório dentro da sala é a nova tendência.

Não gosto de lavabos embaixo da escada. Esse é um truque comum em muitas residências assobradadas, mas se você puder evitar, melhor. Normalmente, os lavabos ficar apertados, com pé direito baixo. Um perigo para gente claustrofóbica.

Para os que apreciam leitura, recomendo um ambiente com uma poltrona bem confortável. Escolha uma com braços e, se houver espaço, coloque uma banqueta para apoiar os pés. E não se esqueça de uma luminária eficiente, já que ambientes sob escadas costumam ser bem escuros.

Evite colocar móveis que pertencem ao ambiente de estar, como sofás. O espacinho embaixo da escada deve ser um extra na decoração. É aquele cantinho a mais, independente e para permanecer por pouco tempo. Mesas de jantar também devem ser evitadas.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos