Como harmonizar as cores e o mobiliário em casa?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo pessoal

    A porta de entrada do apartamento da leitora Juliana Figueiredo. Para o colunista de decoração Marcel Steiner, a cor amarela foi uma ótima escolha. Deixou o ambiente mais jovem e descolado

    A porta de entrada do apartamento da leitora Juliana Figueiredo. Para o colunista de decoração Marcel Steiner, a cor amarela foi uma ótima escolha. Deixou o ambiente mais jovem e descolado

A leitora do UOL Casa e Imóveis Juliana Figueiredo decorou a sala de seu apartamento e tem algumas dúvidas quanto ao resultado. Apesar dos elogios da família e dos amigos, Juliana está insegura quanto às cores usadas nos tecidos e na lareira. Ela também pede recomendações de quadros para as paredes e de uma nova mesa de jantar. Veja abaixo o que nossa internauta poderia fazer para deixar a casa mais bonita e gostosa.

Cores
É uma delícia poder acender uma lareira em dias frios, reunindo amigos para tomar vinho. Mas as lareiras em salas de apartamentos costumam pesar bastante. Juliana já pintou a sua de branco e agora decidiu mudar para marrom, versão que vemos nas fotos atuais. Eu aconselho a volta para o branco, de forma a diminuir o peso desse acessório na sala de estar.

No espaço, temos dois tipos de cortinas. Uma branca até o piso, com varão cromado, e outra no ambiente de TV, do tipo romana, bege escura. Cortinas diferentes na mesma sala tiram a harmonia da decoração. Gosto sempre de usar o mesmo modelo para todas as janelas, de preferência do piso ao teto. No caso de Juliana, substituiria a persiana romana escura pela mesma cortina que fica ao lado da lareira, de tecido branco, até o piso.

  • Arquivo pessoal

    A sala da leitora possui dois tipos de cortinas, e uma lareira no canto em tom marrom (à dir.)


Percebemos que nossa leitora gosta cores escuras. Além da lareira, temos o piso de tábuas corridas, o sofá em couro marrom e o painel de madeira atrás de TV. Todos esses elementos juntos deixam a casa pesada. Para suavizar a decoração, um caminho é a troca do couro do sofá por um tecido cru, de algodão. Essa estratégia dará destaque às almofadas coloridas e às poltronas listradas que compõem o ambiente de TV.

A porta de entrada amarela foi uma ótima escolha. Deixou o apartamento mais jovem e descolado. Na sala de jantar, onde fica essa porta, colocaria um grande espelho do piso ao teto, revestindo toda a parede onde há pintura texturizada e um espelho horizontal fininho.

Mobiliário e complementos
Na sala de lareira, Juliana poderia colocar duas boas poltronas em vez de um novo sofá. Para curtir a lareira, é importante ter assentos confortáveis, que podem ser complementados com os pufes existentes, guardados embaixo do aparador branco.

No caso da mesa de jantar, acredito que não haja espaço para uma mesa retangular maior para oito pessoas. A melhor pedida é uma mesa redonda, para seis lugares mesmo, de 1,40 m de diâmetro.

Quanto aos quadros, existem duas paredes que merecem obras de arte. A primeira fica ao lado da porta amarela, enquanto a outra está localizada entre as janelas da sala. A internauta quer saber se um pôster do artista Romero Britto ficaria bem na decoração atual. Pessoalmente, prefiro algo mais discreto, que converse melhor com os outros elementos da casa. Gravuras podem ser uma solução econômica e bem mais elegante para o apartamento. Há muitas opções na internet e lojas especializadas em artistas que usam essa técnica.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos