O living do meu apartamento está monótono. Como faço para dar mais vida aos espaços?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Acervo pessoal

    Marcel Steiner avalia que não cabem dois sofás na sala. Ele recomenda que o internauta substitua uma deles por uma poltrona, coloque um tapete e uma mesa de centro. Objetos<br> de decoração e quadros nas paredes, além de almofadas coloridas, completam a ambientação

    Marcel Steiner avalia que não cabem dois sofás na sala. Ele recomenda que o internauta substitua uma deles por uma poltrona, coloque um tapete e uma mesa de centro. Objetos<br> de decoração e quadros nas paredes, além de almofadas coloridas, completam a ambientação

O internauta do UOL Casa e Imóveis Claudio Couri tem um apartamento de 60 m² e acredita que a decoração da área social está muito sóbria. No espaço da sala de jantar, há uma mesa escura com seis cadeiras de madeira, enquanto na sala de TV há dois sofás de cor bege e um rack para TV de madeira escura e gavetas brancas.

Ele pede nossa ajuda para deixar o ambiente mais colorido e vivo. Além disso, Claudio quer saber se vale a pena colocar um tapete na área onde ficam os sofás e se a cor das almofadas deve ser trocada.

De forma geral, também sinto que a decoração está muito monótona e precisa de novos elementos para ficar mais divertida e aconchegante. Veja abaixo o que nosso leitor deveria fazer para ter uma casa mais gostosa e interessante.

Estar

Na sala onde fica a TV percebemos que não há espaço para dois sofás. Na foto, observa-se nitidamente que um acaba ficando na frente do outro. Claudio deveria eliminar um sofás (o que fica em frente à mesa de jantar), dando espaço para uma confortável poltrona.

  • Acervo pessoal

    Quadros, pôsteres e objetos imprimem aos ambientes a personalidade de quem os habita

As almofadas são praticamente da mesma cor do tecido do sofá. Por que não colocar tecidos estampados, em padrões xadrez e listrado? Eu usaria vários tipos de xadrez, de diversas cores, inclusive. Xadrez está na moda!
Sinto falta de um tapete em frente ao sofá. Toda sala de estar ou de TV deve ter um tapete. Um modelo liso (de pelo alto ou baixo, tanto faz) ficaria muito bem nesse ambiente. Mas o melhor é não usar uma cor muito chamativa. Um tapete cinza ou azul marinho vai combinar bem com as outras peças, e não enjoa.

Para completar, uma mesa de centro é fundamental em frente ao sofá. Compre um modelo simples, com tampo de vidro, para não poluir o espaço.

Jantar

Na área onde fica a mesa de jantar existem duas grandes janelas. Uma delas, inclusive, está fechada por uma persiana marrom e bege. Em frente à única parede branca vemos um pequeno vaso com planta. Em vez desse vaso, que está "sobrando" no espaço, a sugestão é uma grande tela ou pôster bem colorido na parede. Isso deixará a sala inteira mais bacana. Uma obra de arte tem o poder de transformar qualquer ambiente.

  • Acervo pessoal

    Para o jantar, uma das dicas é trocar o tecido das cadeiras por um de cor forte, como amarelo gema

O assento das seis cadeiras de jantar é forrado em um tecido cru. Nesse caso, a ideia é trocar o tecido por um de cor mais marcante como amarelo-gema ou verde escuro. Gosto muito dos pendentes sobre a mesa de jantar. Se possível, baixaria a altura das luminárias para 90 centímetros do tampo de vidro da mesa.

Objetos pessoais

Percebo que nosso internauta tem um pouco de medo de usar objetos e arte. É importante explorar melhor as paredes com quadros. É isso que dá vida ao espaço. Uma casa sem quadros fica sem graça mesmo. Pôsteres de temas que interessem ao leitor, como música ou cinema, por exemplo, tornam o ambiente mais rico e jovem.

A nova mesa de centro é outro local a ser utilizado com objetos pessoais. Cinzeiros de design, presentes e livros devem ser expostos.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos