Não posso investir em arte nem em design. Como deixo minha casa mais interessante?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Getty Images

    Uma casa interessante mostra a personalidade do dono e colecionar é um hobby que faz bem à alma e à decoração: que tal decorar as paredes com uma coleção de salamandras coloridas?

    Uma casa interessante mostra a personalidade do dono e colecionar é um hobby que faz bem à alma e à decoração: que tal decorar as paredes com uma coleção de salamandras coloridas?

Com o objetivo de deixar a casa mais bacana, quase todo cliente ou leitor me pergunta se vale a pena colocar um papel de parede ou uma textura nos ambientes. Ou que cor pintar uma sala para que ela ganhe mais vida. Espaços interessantes são aqueles com objetos espalhados pelas paredes. Sempre recomendo arte como solução para esses casos. Mas peças decorativas (e inusitadas) podem ser outro caminho com forte apelo estético. Vejam o que as paredes de sua casa podem receber para dar um "up" na decoração.

Molduras

Não é muito meu estilo, mas acho simpáticas paredes com molduras sem quadros. Aliás, esse jeito de decorar funciona bem quanto mais variados forem os tipos de moldura. Sabe aqueles quadros que ninguém da família gosta, com molduras douradas, super carregada? São os melhores. Basta retirar o miolo e pronto!

  • Getty Images

    Uma composição de molduras douradas, daquelas barrocas, pode deixar a parede divertida

Molduras brancas em paredes com tinta escura também são uma boa pedida. O importante é destacar. Se você é mais básico, molduras brancas em paredes brancas não ficam mal. Se casa for bem neutra, com várias peças brancas, melhor ainda.

Chapéus

Uma vez vi a casa de uma jovem norte-americana que tinha uma coleção absurda de chapéus e bonés nas paredes. Uma ideia simples e genial. Eles estavam pendurados com um preguinho de aço e o efeito visual era lindo. Vários chapéus do modelo Panamá, cartolas e bonés de times de baseball e basquete dos Estados Unidos. Alguns bem antigos, o que dava uma cara vintage ao espaço. E tudo isso na sala de estar, sem o menor compromisso de ser chique ou de estar na moda.

Máscaras

Um amigo é um grande colecionador de arte africana. Todos os ambientes de sua casa estão recheados de máscaras tribais incríveis. Uma coleção que levou anos para ser conquistada e ainda está em processo de novas aquisições. Haja parede! Outro amigo é fanático por coelhos. Em sua sala há máscaras e desenhos de coelhos espalhados pelas paredes. Demais!

Não estou recomendando que você tenha máscaras africanas e nem coelhos em casa. É só um jeito de explicar que uma casa interessante mostra a personalidade de seus moradores. Colecionar é um hobby delicioso, que faz bem à alma e à decoração.

Esportistas

Se você pratica esportes que exigem artigos com design, explore! Pranchas de surfe, wake e kite são lindas. Em vez de guardar em um quartinho nos fundos, coloque dentro da sala. Patins e bicicletas devem ficar à vista, assim como espadas de esgrima, quimonos antigos.

Existem várias opções para decorar uma parede. Quanto mais ousado, melhor! É legal não ficar seguindo tendências e deixar a imaginação fluir. As casas mais bonitas e emocionantes que eu conheço não seguem modinha, nem parecem saídas de revistas de decoração. São autênticas, com a personalidade impressa nos móveis, objetos e paredes.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos