Infância

Qual o limite das experimentações na infância?

Mamatraca

Mamatraca

  • Paola Saliby/UOL

    Se o seu filho pedir para se vestir de princesa ou se sua menina pede a fantasia de pirata, você deixa?

    Se o seu filho pedir para se vestir de princesa ou se sua menina pede a fantasia de pirata, você deixa?

Desde muito pequenos, nossos filhos vão testando os limites e, na tentativa e erro, vão descobrindo respostas sobre o funcionamento do mundo que os cerca.

É a partir das experimentações que eles constroem suas premissas. E a infância é um período de menos amarras, menos "não pode isso, não pode aquilo". Bom, pelo menos, da parte das crianças.

O Mamatraca já vem há algum tempo trazendo um importante debate sobre os desafios que as mães e o pais encaram em relação à diferenciação dos gêneros. Se o seu filho pedir para se vestir de princesa ou se sua menina pede a fantasia de pirata, você deixa? É papel dos pais incentivar essas experimentações ou é preciso podar logo de cara essa inversão de papéis?

Priscilla Perlatti

Priscilla Perlatti trabalhou durante anos com turismo e depois que se tornou mãe da Stella (7 anos) e da Lia (5 anos) se assumiu designer. Já superou as preocupações com chupetas e desfralde (apesar que as birras ainda são bem comuns) e agora enfrentauma nova etapa com questões como dentes moles, alfabetização e o desapego na criação – esse último uma demanda das filhas já crescidas. Costuma dizer que hoje exerce uma maternidade reativa, pois os anos de experiência levaram embora a ansiedade em se antecipar às possíveis necessidades das crianças e trouxeram calma e serenidade para lidar com os infinitos desafios de ser mãe. Também gosta muito de falar de turismo e lazer com crianças. www.mamatraca.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos