Gestação

Estreia no restaurante

Mamatraca

Mamatraca

  • Paola Saliby/UOL

    A mãe fica com a neném no colo pensando em como vai fazer pra limpar o bumbum da outra

    A mãe fica com a neném no colo pensando em como vai fazer pra limpar o bumbum da outra

Cena 1

Primeira filha com um mês de vida. Casal resolve fazer sua estreia num restaurante com a pequena. Tensão total. Arruma tudo, está faltando algo? Pegou a manta? Pegou a fralda? Pegou tudo? E sai. Arruma bebê no carro, ainda pouco amigo do bebê-conforto. Chega ao restaurante com o bebê-conforto na mão e uma cara de orgulho estampada no rosto, do tipo "estão vendo que linda é a nossa filha? Ela só tem um mês e é um amorzinho". A cada garfada, uma espiada no cestinho pra ver se a moça está dormindo. Será que está ventando nela? Casal come rapidinho antes que ela acorde e, ainda tenso, volta feliz da vida pra casa.

Cena 2 (exatos três anos depois)

Segunda filha com um mês de vida, primeira com três anos. Casal resolve fazer sua estreia num restaurante levando as duas pequenas. Nenhuma tensão. Cada um arruma uma filha, pega tudo sem neuras e sai. Colocar as duas no carro é a maior tranquilidade. Chega ao restaurante cedo, porque já sabe que, para não ter tumulto no domingo, tem de pegar uma mesa até as 12h30.

Escolhe uma mesa tranquila. Bebê dormindo. Mais velha comendo sozinha. Todos almoçam na maior paz. Casal quase nem se lembra que tem bebezinho ali dormindo. De vez em quando, dá uma espiadinha. Ela está quietinha. E casal volta a almoçar, dando atenção para a mais velha.

Chega a hora de a bebê mamar. Mãe pega a bebê no colo, já acordadinha, pergunta para a garçonete se há um fraldário com poltrona para amamentar, senão seria ali mesmo. Tem. Vamos. Filha mais velha quer ir junto. Então tá. Mãe entra no fraldário, ajeita a bebê nos braços, cruza as pernas para apoiar as costas, levanta a blusa, começa a amamentar.

– Mamãe, quero fazer cocô.

– Não dá pra esperar, filha? Mamãe está amamentando agora.

– Não dá.

– Então vai lá na mesa e pede para o papai te ajudar.

– Não dá, já tá saindo.

Mãe interrompe a mamada, fecha o sutiã, abaixa a blusa, leva a outra para o banheiro. A mais velha senta sozinha no vaso sanitário (vai sem forrar mesmo, já era), e a mãe fica com a neném no colo pensando em como vai fazer pra limpar o bumbum da outra.

Uma mulher que está no banheiro se solidariza e pergunta se pode ajudar. "Tó", e a mãe entrega a recém-nascida no colo da moça, limpa o bumbum da mais velha, lava as mãos de ambas e volta pra terminar a mamada.

A de três corre até o pai para contar o que aconteceu. O pai ri. Mãe volta para a mesa, pedem a conta e vão todos embora pra casa. Na maior naturalidade, felizes da vida. Sem qualquer estresse.

Roberta Lippi

Roberta Lippi, jornalista, é mãe da Luísa (6 anos) e da Rafaela (3 anos). É uma das blogueiras mais antigas na área de maternidade e está sempre antenada nas discussões sobre educação e comportamento. Vive uma mistura de fases em casa, e rebola para conseguir não deixar cair nenhum pratinho. Sente que se tornou uma mãe muito melhor por causa da internet, lugar onde encontrou a informação de qualidade e a verdade que não achou nos livros e nos consultórios de pediatra. Prefere a linha do "equilíbrio", ou do "meio termo" na maioria das vezes, mas também sabe rodar a baiana quando acha que deve. www.mamatraca.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos