Gestação

E a maternidade virou um grande espetáculo

Mamatraca

Mamatraca

  • Paola Saliby/UOL

    A cada ano, esse "show business" que está se tornando a maternidade tem tomado uma proporção sem tamanho

    A cada ano, esse "show business" que está se tornando a maternidade tem tomado uma proporção sem tamanho

A moda agora em algumas maternidades são as festas de nascimento, que acontecem ainda no primeiro dia de vida do bebê. Festa mesmo, com direito a decoração, bufê, garçons, champanhe, projeção de slides, maquiador e cabeleireiro para as mães, muitos convidados e sofisticadas lembrancinhas.

Na verdade, o espetáculo para exibição do rebento começa ainda antes.  Por meio de vidros, os avós, tios e amigos assistem a todo o parto (muitas vezes, uma cesariana agendada para que todos possam estar presentes) e acompanham ao vivo o momento sublime em que o médico mostra o bebê a todos os espectadores, antes mesmo de a própria mãe ter acalentado o filho que ela acaba de parir.

Médicos e anestesistas fazem piadas, todos riem, é tudo uma grande festa. Logo o bebê está novamente disponível para visitação pelos vidros do berçário quando todos, menos a mãe, assistem ao seu primeiro banho.


Está mais do que na hora de pararmos um pouco para pensar. Existe algo de errado acontecendo, não acham? Mesmo deixando de lado as bizarrices de algumas pessoas excêntricas, está claro que existe uma inversão de valores nesse processo do nascimento e que muitos pais, especialmente os de primeira viagem, estão se deixando levar por essa indústria tão sedutora.

Não que eu não ache importante celebrar o nascimento, ao contrário. Eu, como a maioria das outras mães, também quis mostrar com orgulho as minhas filhas ao mundo. Assim como faço um grande esforço para não julgar as pessoas, porque eu mesma fiz coisas na primeira gravidez das quais me arrependo profundamente, como deixar a enfermeira ficar chacoalhando e buzinando na minha barriga só para o bebê se mexer e sair uma boa foto no ultrassom 3D. Hoje eu faria tanta coisa de forma diferente!

Mas o fato é que, a cada ano que passa, esse "show business" que está se tornando a maternidade tem tomado uma proporção sem tamanho. O nascimento de um filho é um marco único, mágico, de muito amor e felicidade. Mas não é um espetáculo para a plateia. Antes de qualquer coisa, é um momento de intimidade, de conexão, em especial da mãe com o bebê que ela acaba de gerar. Não é um momento do médico. Nem dos amigos e familiares nem de mais ninguém, além dos pais e do bebê.

Deixemos o espetáculo para depois. Tenho certeza que os bebês, esses pequenos e frágeis seres que precisam de muito aconchego para se adaptarem ao mundo em que acabam de chegar, agradecem.

 

Roberta Lippi

Roberta Lippi, jornalista, é mãe da Luísa (6 anos) e da Rafaela (3 anos). É uma das blogueiras mais antigas na área de maternidade e está sempre antenada nas discussões sobre educação e comportamento. Vive uma mistura de fases em casa, e rebola para conseguir não deixar cair nenhum pratinho. Sente que se tornou uma mãe muito melhor por causa da internet, lugar onde encontrou a informação de qualidade e a verdade que não achou nos livros e nos consultórios de pediatra. Prefere a linha do "equilíbrio", ou do "meio termo" na maioria das vezes, mas também sabe rodar a baiana quando acha que deve. www.mamatraca.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos