Gestação

E agora, vão tentar um menino?

Mamatraca

Mamatraca

  • Paola Saliby/UOL

    As pessoas nunca estarão satisfeitas a não ser que você tenha um casal de filhos

    As pessoas nunca estarão satisfeitas a não ser que você tenha um casal de filhos

Se você ainda não tem filhos, mas pretende ter, anote aí: as pessoas ao seu redor nunca estarão satisfeitas com o resultado da sua procriação a não ser que você tenha um casal de filhos. Não servem duas meninas nem dois meninos. Muito menos filho único. O que essas pessoas têm a ver com a sua vida? Nada, mas elas palpitam mesmo assim.

Tudo começa lá atrás, quando você ainda está namorando e todo mundo faz a pergunta/cobrança clássica: quando vocês vão se casar? Depois de casados, tem início a sabatina sobre quando vem o bebê. Aí você tem seu primeiro filho e acha que todos irão sossegar, quando, imediatamente, vem a pergunta sobre quando virá o segundinho.

Vocês, então, por vontade própria, resolvem ter o segundo filho e, para decepção geral da população (não sua, mas a opinião dos pais das crianças não importa, não é verdade?), vem outro bebê do mesmo sexo que o primeiro. Feliz com as suas duas garotinhas, recomeça toda aquela inquisição: e agora, vocês não vão tentar um menininho?

Dizem que as mães de dois meninos sofrem ainda mais com essa cobrança. Faço aqui meu apelo público: mas por que é que todo mundo tem de achar que só é feliz e completo quem tem um casal de filhos?

Eu, sinceramente, estou absolutamente satisfeita por ser mãe de duas meninas. Elas são companheiras, dividem o mesmo quarto, as roupas de uma são herdadas pela outra, os brinquedos são todos compartilhados.


Meu marido também é muito bem resolvido como pai de meninas e nunca expressou vontade de ter um filho homem. Agora, se nós estamos satisfeitos, por que os outros não estariam?

Ah, e tem mais. Se você tem um casal, todo mundo vai achar que vocês são muito "sortudos" (oi?) e que você é louca em querer ter o terceiro filho, que esse mundo está muito caro. Como bem definiu uma amiga, depois que você engravida do terceiro, aparece a patrulha do controle da natalidade: "Foi acidente, né?" ou "Agora você vai ligar as trompas?".

Já cheguei a pensar em algumas respostas atravessadas (e bem-humoradas) para a pergunta irritante: "E agora, vocês vão tentar um menino?"

– Não, eu não gosto de meninos.

– Não vou tentar porque vai que vem outra menina, né? E aí o que a gente faz com ela?

– Por que essa pergunta? Você acha que os meninos são melhores que as meninas?
 
– Ah, sim, porque afinal temos de perpetuar a genética de machões na família, né? Como é que fica a questão do sobrenome e da herança familiar?
 
– Sim, nossa ideia inclusive é passarmos as meninas para frente quando nascer um menino, porque, na verdade, nosso sonho sempre foi mesmo ter um filho macho.

Roberta Lippi

Roberta Lippi, jornalista, é mãe da Luísa (6 anos) e da Rafaela (3 anos). É uma das blogueiras mais antigas na área de maternidade e está sempre antenada nas discussões sobre educação e comportamento. Vive uma mistura de fases em casa, e rebola para conseguir não deixar cair nenhum pratinho. Sente que se tornou uma mãe muito melhor por causa da internet, lugar onde encontrou a informação de qualidade e a verdade que não achou nos livros e nos consultórios de pediatra. Prefere a linha do "equilíbrio", ou do "meio termo" na maioria das vezes, mas também sabe rodar a baiana quando acha que deve. www.mamatraca.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos